PERCEPÇÃO DE SERVIDORES SOBRE AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE RISCOS CORPORATIVOS EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA
Gestão de Riscos. Gestão de Risco Corporativo. Organizações Públicas.
Os riscos são os efeitos das incertezas sobre os objetivos organizacionais (ou de processos específicos), eles podem ter efeitos negativos, chamados de ameaças ou positivos, chamados de oportunidades. Diferentes padrões e estruturas foram desenvolvidos para identificar, avaliar e gerenciar riscos de forma eficaz, como o COSO e a ISO 31000, na perspectiva de melhorar a Gestão de Risco Corporativos (GRC). O objetivo desse estudo é medir a percepção dos entrevistados quanto às diretrizes da GRC em instituições de ensino superior no Estado do Pará e avaliar a execução dessas diretrizes. Os objetivos específicos propõem levantar as práticas de GRC com base na literatura contemporânea e analisar a percepção desses servidores quanto a essas práticas. Serão investigados os servidores das IES do Pará, que trabalham nas Pró-Reitorias, o instrumento de coleta será um questionário estruturado, utilizando uma escala Likert de 5 pontos, utilizou-se a análise fatorial e a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para análise de dados. Os resultados demostram que a GRC está em seu estado inicial nas IES do estado do Pará, confirmando as duas hipóteses levantadas neste trabalho que são H1: A não execução das diretrizes a luz da GRC, H2: O desconhecimento dos servidores acerca das diretrizes estabelecidas pela GRC.