O EFEITO DOS PREDITORES DA COMPETÊNCIA DIGITAL DE FUNCIONÁRIOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA E O IMPACTO NO COMPORTAMENTO DE TRABALHO INOVADOR
Competência digital. Comportamento de trabalho inovador. Administração pública.
A competência digital desempenha um papel importante no ensino superior. A literatura destaca a adoção e uso da competência digital para o desenvolvimento de serviços educacionais em Instituições de Ensino Superior (IES), mas ainda é preciso entender sua influência no comportamento inovador do servidor público. O objetivo deste estudo é investigar a influência da competência digital, baseada na infraestrutura, integração e gestão digital dos preditores, em comportamentos de trabalho inovadores. A pesquisa foi aplicada a 540 servidores públicos de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) no norte do Brasil. A taxa de resposta para este estudo foi de 33,5%. Foi utilizada a abordagem de Modelagem de Equações Estruturais por Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). Achados empíricos confirmam que servidores públicos com alto nível de percepção de competência digital desenvolvem com mais frequência trabalhos desafiadores para gerar novos comportamentos inovadores no trabalho. Esta pesquisa limitou-se a investigar a influência da competência digital nos comportamentos inovadores de trabalho de funcionários públicos de uma IFES brasileira. Estudos futuros podem abordar outros fatores contextuais nessa relação. Uma das implicações práticas é a necessidade de os gestores educacionais apoiarem a construção de diretrizes de inovação educacional e tecnológica para ampliar o comportamento inovador no trabalho.