ENGAJAMENTO E AUTOEFICÁCIA ENTRE ESTUDANTES DE ADMINISTRAÇÃO: Um Estudo com Equações Estruturais
Universidade. Engajamento Acadêmico. Autoeficácia. Administração. PLS-SEM.
O desempenho acadêmico dos estudantes desperta forte interesse das instituições de ensino, profissionais da área e governos, condição que coloca em evidência estudos sobre autoeficácia e engajamento acadêmico. A autoeficácia, refere-se à autoavaliação quanto as próprias capacidades para alcançar objetivos, enquanto o engajamento acadêmico expressa um comportamento positivo de satisfação relacionado à aprendizagem caracterizado por vigor, dedicação e absorção. Considerando esses aspectos, o objetivo desta pesquisa é analisar a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia em estudantes de Administração vinculados a Instituições Federais de Ensino do Estado no estado do Pará. Para tanto, foi realizada uma survey exploratória e descritiva com amostragem não probabilística por acessibilidade com 417 respondentes. A coleta de dados foi online e o tratamento de dados utilizou modelagem de equações estruturais (PLS-SEM). Os resultados confirmaram as relações positivas e significativas entre engajamento e autoeficácia e as conclusões recomendam estratégias para aumentar a autoeficácia e o engajamento dos estudantes por meio da capacitação docente e estímulo ao desenvolvimento de novas metodologias de ensino-aprendizagem. Pesquisas futuras podem ampliar a investigação para outros cursos e instituições e empregar técnicas qualitativas de tratamento de dados.