A QUALIDADE DOS TREINAMENTOS NA PERCEPÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO E A RELAÇÃO COM A SATISFAÇÃO NO TRABALHO E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Qualidade em serviços; treinamento e desenvolvimento; qualidade de vida no trabalho; satisfação no trabalho.
O objetivo desta pesquisa é avaliar a qualidade dos serviços de treinamento e capacitação ofertados por uma instituição pública através da comparação entre expectativa e experiência do cliente servidor público e sua relação com a satisfação no ambiente de trabalho e a qualidade de vida global. Para avaliar a eficácia do programa de treinamento da organização, local desta pesquisa, será utilizado o modelo SERVQUAL que se trata de um questionário composto por 22 questões que englobam 5 dimensões de qualidade, apontadas como relevantes para este estudo, a partir de levantamentos bibliográficos. É uma ferramenta eficaz para avaliar a qualidade do serviço e é importante para identificar lacunas que precisam ser abordadas para melhorar o desempenho da organização. Programas eficazes de treinamento podem levar à satisfação dos funcionários e ao melhor desempenho organizacional, e para identificar o nível de satisfação dos servidores com o trabalho, será aplicado o questionário QWLQ-bref que avalia quatro domínios da qualidade de vida no trabalho (QVT), ele é composto de 20 questões o que torna a pesquisa mais célere. Após a aplicação destes questionários, espera-se que haja confirmação da relação entre a satisfação dos funcionários com o serviço e a satisfação no trabalho através de testes de hipóteses e análise estatística dos dados obtidos.