Banca de DEFESA: FERNANDO MAIA RIBEIRO

DISCENTE: FERNANDO MAIA RIBEIRO
DATA: 20/08/2024
LOCAL: IP09

A RELAÇÃO DE INFLUÊNCIA ENTRE O PROCESSO DECISÓRIO E A ESCOLHA RACIONAL NA EFICIÊNCIA OPERACIONAL DE INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

Teoria da Escolha Racional. Processo Decisório. Organizações Públicas. Eficiência Operacional. Amazônia.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O objetivo desta pesquisa foi analisar a relação de influência entre o processo decisório, a escolha racional e a eficiência operacional.  As ações racionais tendem a ser influenciadas pelo processo decisório, que, em conjunto, influenciam a eficiência organizacional. A tomada de decisão imersa à racionalidade tem sido objeto de estudos de diversas pesquisas teóricas e empíricas. No campo da escolha racional é verificada uma ampla literatura envolvendo entidades do setor privado, no entanto, poucos estudos são encontrados em se tratando de organizações do setor público. A execução eficiente das operações na administração pública cada vez mais vem sendo exigida pela sociedade, principalmente a partir da Emenda Constitucional nº 19/1998, que introduziu o princípio da eficiência na constituição brasileira, impondo que a administração pública seja exercida com presteza, qualidade, perfeição, efetividade e rendimento funcional. A realidade exposta foi motivadora para a realização desta pesquisa, que demonstrou a importância da tomada de decisão de forma racional, por gestores públicos, para a melhora da eficiência organizacional. Assim, foi realizada uma pesquisa de natureza exploratória, de abordagem quantitativa, com a técnica de pesquisa de campo, por meio da aplicação de 167 questionário com agentes tomadores de decisão em Instituições Públicas de Ensino Superior da Cidade de Belém, Estado do Pará. Nossos achados evidenciam, por meio do modelo teórico adotado na pesquisa, que o processo Decisório influencia diretamente a Escolha Racional e a Eficiência Operacional. Por sua vez, a Escolha Racional influencia diretamente a Eficiência Operacional, ou seja, há existência de forte inter-relacionamento entre os construtos Processo Decisório, Escolha Racional e Eficiência Operacional. A análise fatorial exploratória explica 59% de variância do modelo proposto. Outro achado desta pesquisa está na confirmação de que a escolha racional medeia a relação entre o Processo Decisório e a Eficiência Operacional com nível de significância estatística menor que 0,05%. De abordagem relevante e original, a pesquisa contribui para o conhecimento científico e acadêmico ao investigar a interação de dois construtos numa proxy de desempenho a partir da teoria da escolha racional. Isso posto, aponta-se para o comportamento dos gestores adotando um mindset de crescimento e ágil, mesmo em organizações públicas que adotam um tipo de gestão mais tradicional, uma vez que os gestores visam aprimorar a tomada de decisão de forma racional, ainda que estejam em um ambiente de incerteza e em constante evolução. No âmbito social, esta pesquisa contribui para que haja melhores práticas na prestação de serviço oferecido à sociedade, de forma tempestiva e com qualidade, norteando, de alguma forma, a governança institucional. Por fim, contribui, também, em termos gerenciais, que a eficiência operacional ao ser estimulada pela escolha racional em função das tomadas de decisões, o Processo Decisório torna-se mais factível.

Interno - 2239385 - HARLEY DOS SANTOS MARTINS
Presidente - 2331687 - ISAAC MATIAS
Externo ao Programa - 2275775 - WELSON DE SOUSA CARDOSO
Notícia cadastrada em: 13/08/2024 12:38