Banca de DEFESA: ANA CLAUDIA MELO BRAGA

DISCENTE: ANA CLAUDIA MELO BRAGA
DATA: 01/08/2024
LOCAL: google meet

A ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DO TELETRABALHO NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ SOB A PERSPECTIVA DA TEORIA DA ESTRUTURAÇÃO ADAPTATIVA

Teletrabalho; IFPA; UNIFESSPA; Teoria da Estruturação Adaptativa; Regressão Múltipla.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O teletrabalho é uma modalidade de trabalho realizada à distância, permitindo que os servidores executem suas atividades fora da sede da organização. Este modelo, considerado inovador no serviço público, utiliza Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para melhorar processos administrativos e aumentar a flexibilidade burocrática, gerando melhores resultados. Além disso, a Teoria da Estruturação Adaptativa (TEA) explica a implementação e utilização de Sistemas de Informação como uma construção social pela apropriação tecnológica dos membros da organização. Desta forma, o objetivo desta pesquisa é analisar a implementação do teletrabalho nos servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) sob a ótica da TEA. A pesquisa é de natureza aplicada, com fins exploratórios, e utiliza uma abordagem qualitativa e quantitativa de caráter descritivo, com uma survey como estratégia. A amostra não probabilística por conveniência utilizou análise de Regressão Múltipla para interpretar os dados. Os resultados demonstram que as variáveis Comunicação, Infraestrutura Tecnológica, Autonomia, Adaptação Organizacional e Impacto na Qualidade de Vida influenciam a implementação do teletrabalho, sendo que o mais interessante é que o que é significativo para uma instituição não foi para a outra. Além disso, a Análise de Variância (ANOVA) foi usada para verificar se o perfil dos respondentes influencia os resultados. Os insights obtidos são cruciais para outras instituições que consideram adotar o teletrabalho, fornecendo um guia baseado em evidências para uma transição bem-sucedida. Além do impacto prático e empírico, esta pesquisa também é de grande relevância no contexto acadêmico, pois contribui para o avanço do conhecimento sobre a adaptação e utilização de tecnologias no setor público. A análise sob a ótica da TEA oferece uma nova perspectiva para entender como diferentes fatores interagem no contexto organizacional, o que pode servir como base para futuros estudos e debates acadêmicos sobre a implementação de inovações tecnológicas em organizações públicas e privadas.

Presidente - 2420698 - CRISTIANO DESCOVI SCHIMITH
Interno - 2239385 - HARLEY DOS SANTOS MARTINS
Externo à Instituição - HOMERO VILAR CORREA
Notícia cadastrada em: 31/07/2024 11:58