CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE VOLTADO PARA SAÚDE PERIODONTAL EM GESTANTES
Gravidez; Doenças Periodontais; Aplicativos Móveis.
Durante a gravidez, mudanças hormonais aumentam a vulnerabilidade das gestantes a problemas dentários, como doenças periodontais, o que pode afetar tanto a mãe quanto o bebê. A importância do cuidado odontológico durante a gestação é evidenciada, apesar de enfrentar desafios como a falta de informação e o acesso limitado aos serviços de saúde. Diante deste cenário, este estudo propõe o desenvolvimento e a validação de um aplicativo móvel educativo focado na promoção da saúde periodontal durante a gestação, visando fornecer informações sobre o tema e promover a adoção de medidas preventivas. Trata-se de um estudo metodológico baseado no desenvolvimento e validação de um aplicativo móvel (App). Para isso, foram definidas 3 fases de desenvolvimento, sendo elas: Fase 1 - Revisão integrativa da literatura, sobre as principais dúvidas a respeito de alterações periodontais em gestante assim como suas repercussões na gestação, bebê e os benefícios do pré natal odontológico nas bases de dados PuBMed, Web of Science, Scielo e Scopus; Fase 2 - Criação e desenvolvimento do protótipo utilizando as ferramentas canva e figma para o design e prototipagem; Fase 3 - Avaliação do protótipo por juízes especialistas. A pesquisa será conduzida de forma online, por meio de questionários via Google Forms ou presencialmente na Universidade Federal do Pará. O comitê de juízes receberá convites por e-mail, contendo os objetivos do estudo e instruções para baixar e acessar o protótipo do aplicativo “Desvendando a Odontologia”. Além disso, para avaliar a qualidade e usabilidade do aplicativo, será utilizado o Mobile Application Rating Scale (MARS), uma ferramenta de validação comumente utilizada para a avaliação de aplicativos na área da saúde, sendo dividido em 23 itens em 3 seções, classificação, qualidade do aplicativo e satisfação. Cada item deve ser classificado em uma escala de 5 pontos, sendo eles: 1-Inadequado, 2-Insuficiente, 3-Aceitável, 4-Bom e 5-Excelente, com pontuação mínima de aceitabilidade de 3,0.