"SAÚDE BUCAL NAS SÉRIES INICIAIS DAS ESCOLAS PÚBLICAS DE BELÉM, BRASIL: CARACTERIZAÇÃO DIAGNÓSTICA DA PERCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE BUCAL EM DOCENTES DA REDE"
educador; saúde bucal; educação em saúde bucal.
Objetivo: traçar o perfil profissional do professor, perceber o nível de conhecimento sobre saúde bucal dos mesmos e propagar as práticas de promoção da saúde bucal realizadas por educadores das séries iniciais das escolas públicas da cidade de Belém, Brasil. Metodologia: utilizou-se um questionário estruturado por perguntas objetivas e subjetivas. A amostra de sujeitos/escola foi randomizada e distribuída nas três esferas governamentais de ensino (municipal, estadual e federal). As questões objetivas foram avaliadas com testes estatísticos apropriados. Os dados qualitativos foram interpretados quanto a sua significação através da Análise do Discurso. Resultados: constatou-se em relação ao perfil profissional dos professores prevalência do sexo feminino, especialização como maior titulação, mais de 5 anos de atuação no serviço público e utilização de pouca ou nenhuma tecnologia educacional em saúde bucal. Sobre as principais doenças da boca na infância há predomínio de sujeitos com desconhecimento das causas, os meios de prevenção e o tratamento apropriado. Mesmo não tendo obtido informações sobre o tema na sua formação profissional, os educadores relatam realizar atividades de educação em saúde bucal com seus alunos nas escolas, obtendo conhecimento sobre o tema a partir de livros ou internet. Além disso, demonstram interesse em receber capacitação e ter acesso a tecnologias educacionais sobre saúde bucal, para que possam complementar as atividades escolares. Conclusão: torna-se imprescindível que se crie laços entre a comunidade odontológica e escolar, provocando uma interação entre eles, capaz de gerar ações para a promoção da saúde bucal.