ELABORAÇÃO E VALIDAÇÃO DE TECNOLOGIA EDUCATIVA PARA DIAGNÓSTICO DE CÁRIE
Tecnologia Educacional, Educação em Saúde, Estudo de Validação, Cárie Dentária, Diagnóstico Bucal.
As tecnologias educacionais são instrumentos para mediar processos de ensinar e aprender nos vários níveis de educação, e são bem aplicadas para a educação em saúde. Objetivo: elaboração e validação de uma tecnologia educacional voltada para estudantes de odontologia no processo de diagnosticar as lesões de cárie, segundo o índice ICDAS. Metodologia: o grupo amostral do estudo é composto por 37 usuários da tecnologia (público-alvo) e 13 juízes especialista que com suas expertises validaram a tecnologia. O produto educacional apresenta 3 atividades, são elas as etapas de teoria, a etapa de treinamento e a etapa de avaliação. Após realizar as etapas, cada grupo teve que responder a um questionário avaliativo sobre a tecnologia avaliando critérios como objetivos, estrutura e aparência, motivação e relevância. Para a análise quantitativa dos dados, foi utilizado o cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC), considerando validos os itens alcançassem IVC maior ou igual a 0,70 (70%), e para análise descritiva do perfil dos especialistas, foi feita a distribuição de frequência simples. Resultados: avaliação do público-alvo dividiu opiniões em relação ao item sobre a qualidade das imagens, com 16,2% consideradas parcialmente adequadas e se elas seriam suficientes para o entendimento do conteúdo 21,6% consideradas parcialmente adequadas. Pela avaliação dos juízes especialista o bloco referente aos objetivos da tecnologia apresentou um IVC maior e igual a 0,70, o bloco referente a estrutura e apresentação foi o único que teve um dos itens (2.6 As imagens estão claras, expressivas e suficientes) com um IVC de 0,62, não validado. No entanto, o IVC global foi de 0,90 de concordância. Conclusão: a tecnologia foi validade e as sugestões pertinentes feitas pelos grupos avaliadores foram consideradas para reestruturação adequada do produto educacional.