EM DIFERENTES PERÍODOS DO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL O APRENDIZADO ESPACIAL E A FLEXIBILIDADE COGNITIVA SÃO IGUALMENTE SENSÍVEIS À RETIRADA DO ETANOL EM BINGE DRINKING?
Aprendizagem. Binge drinking. Dosagem. Etanol. Flexibilidade cognitiva. Maturação cerebral.
O Etanol (EtOH) é a droga recreativa mais utilizada entre todo o público etário e seu consumo no padrão binge drinking (BD) tem aumentado no gênero feminino. Isto tem sido amplamente relacionado à incidência de problemas mentais, déficits comportamentais e distúrbios que favorecem a dependência alcoólica, assim como o uso de outras substâncias. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi identificar de que maneira diferentes estágios da maturação cerebral são afetados pelo padrão episódico e intermitente de etanol e como isto reflete nas atividades cognitivas referentes à aprendizagem espacial e flexibilidade cognitiva através do Teste do Labirinto Aquático. Da mesma maneira, investigar a concentração de EtOH capaz de alcançar regiões encefálicas primordiais na execução destas atividades cognitivas e espaciais, como o hipocampo e o córtex pré-frontal, através de técnica de dosagem tecidual desta substância por Cromatografia Gasosa. Após administração oral de EtOH em BD (3 dias on/ 4 dias off) durante toda a adolescência, na dose de 3 g/kg/dia, os resultados demonstraram que nos dias subsequentes ao tratamento, os animais anteriormente expostos ao EtOH não apresentaram prejuízo sobre a aprendizagem espacial e a flexibilidade cognitiva em relação aos animais do grupo controle. Além disto, as concentrações de EtOH encontradas nas regiões encefálicas investigadas foram consideravelmente inferiores àquelas encontradas na circulação sanguínea no período de tempo avaliado. Desta forma, nossos resultados sugerem que o EtOH em BD durante a adolescência, no protocolo de dose e período de exposição adotados neste estudo, não foi suficientemente capaz de promover danos à aprendizagem e aquisição de novas memórias espaciais após a retirada desta substância em ratas.