News

Banca de QUALIFICAÇÃO: SARAH ANDRADE TOLEDO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SARAH ANDRADE TOLEDO
DATA: 30/09/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Sala de reunião do PPGCF
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DA TOXICIDADE ORAL AGUDA E EFEITOS SOBRE A BIOQUÍMICA OXIDATIVA DE UMA PLANTA AMAZÔNICA DO GÊNERO Vatairea sp. (FABACEAE)


PALAVRAS-CHAVES:

amazônia, plantas, Vatairea, toxicologia, antioxidante


PÁGINAS: 45
GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Farmácia
RESUMO:

As plantas do gênero Vatairea sp. são nativas da Amazônia e são popularmente conhecidas pelas suas atividades medicinais relacionadas ao tratamento de infecções e inflamações cutâneas. Apesar disso, poucos estudos foram performados a respeito do gênero. Dessa forma, o presente estudo se propõe a investigar a toxicidade oral aguda e os efeitos sobre a bioquímica oxidativa desta planta, destacando a importância de estudos para a validação científica das plantas medicinais ressaltando a biodiversidade amazônica. Foram utilizados modelos animais para avaliação da segurança e o potencial terapêutico do extrato aquoso de Vatairea sp. O experimento de toxicidade envolveu a administração de uma dose de 2000 mg/kg do extrato aquoso oralmente nos animais, seguido por avaliação hipocrática e de mobilidade de emocionalidade. Os animais foram avaliados por 14 dias após o dia da administração, foram avaliados durantes esses dias ganho de peso e consumo de ração e água, além de parâmetros bioquímicos como proteínas totais, albumina, triglicerídeos, colesterol, creatinina e aspartato aminotransferase. A partir da falta de óbitos, dos resultados semelhantes de consumo de ração e poucas alterações no consumo de água e dos resultados obtidos dos parâmetros bioquímicos é possível apontar para uma segurança favorável e possíveis efeitos sobre a bioquímica como redução de colesterol e seus derivados, proteínas totais, albumina, creatinina e aspartato aminotransferase. Dessa maneira, é possível concluir que o extrato aquoso da planta se apresenta com baixo risco de toxicidade oral aguda e potencial significativo na redução de parâmetros bioquímicos relacionados ao estresse oxidativo, justificando investigações adicionais sobre seus componentes e aplicações terapêuticas.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1682369 - CRISTIANE DO SOCORRO FERRAZ MAIA
Presidente - 2354819 - ENEAS DE ANDRADE FONTES JUNIOR
Externo à Instituição - SABRINA DE CARVALHO CARTAGENES
Notícia cadastrada em: 25/09/2024 13:23
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2