Relações Étnico- Raciais e Livro Didático de Língua Portuguesa do Ensino Médio após a implementação da BNCC ( 2017- 2022)
Currículo. Livro didático. Relações étnico- raciais. Representação social
Os livros didáticos, instrumentos pedagógicos mais utilizados nas escolas por docentes e alunos, são veiculadores históricos de uma narrativa que representou a população negra de forma deturpada e invisibilizou a sua identidade e sua participação no processo de construção e transformação da sociedade brasileira. Esses recursos didáticos, em sua maioria eurocentrados são validadores do processo histórico-social e cultural população branca em detrimento da população negra. Contudo, implementação da lei 10.639 /10 provocou alterações na LDB, nos currículos e consequentemente livros didáticos e estes precisaram se adequar às lei e modificar as representações negativas e deturpadas até, então veiculadas sobre a população em questão. Com a implementação BNCC do Ensino Médio, a educação brasileira passa por mais um processo de alteração curricular, o documento o documento aponta como objetivo central a formação dos estudantes do Ensino Médio para atuar no mercado de trabalho, em detrimento de uma formação de sujeito crítico e reflexivo, inclusive que perceba o seu papel frente as diversidade racial na sociedade. Frente a esse cenário, o presente trabalho tem como objeto a representação social dos negros nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1 º ano do Ensino Médio e sua problematização nos direcionou a questionar: como as populações negras são representadas nos livros didáticos de Língua Portuguesa do 1 º ano após a implementação da BNCC? O objetivo geral constitui-se em investigar as representações sociais da população negra veiculada nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio no período de 2017 a 2022, utilizados por docentes das Escolas Estaduais pertencentes as unidades Seduc escola ( USEs) números 10 e 14. Já os específicos foram: relacionar os conteúdos sobre o negro presentes nos livros didáticos de Língua Portuguesa e a educação para as relações étnico- raciais; Identificar as representações sociais implícitas nos textos e nas ilustrações. Delinear em quais aspectos- socioeconômico ou culturais as populações negras são representadas; apontar as diferenças e as aproximações existentes entre os livros didáticos analisados no que tange as representações sociais. A pesquisa é de abordagem qualitativa e de cunho documental. O suporte teórico metodológico para as análises das imagens e textos conta com o apoio da Teoria das Representações Sociais de MOSCOVICI (1978) e com literaturas especializadas acerca da temática como: Currículo Aplle (2009); Silva (2022) Sacristán (2013); Candau (2007) , Santomé ( 2022); livro didático Coelho (2016); Magalhães (2016); Lajolo, (2006); Silva ( 2021); Relações Étnico- Raciais Coelho ( 2016,2014,2012, 2010).