Banca de DEFESA: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEMINA DE ARAÚJO MORAES ANDRADE
DATA: 27/06/2024
LOCAL: Sala virtual

OS DIREITOS HUMANOS NA POLÍTICA DE CURRICULARIZAÇÃO DA EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.

Amazônia brasileira; Educação Superior; Direitos Humanos; Extensão universitária; Curricularização.

ÁREA: Educação

O presente estudo tem como objetivo identificar como os Direitos Humanos vêm sendo concebidos/organizados na curricularização da Extensão e nas ações extensionistas das Universidades Federais da Amazônia brasileira. Justifica-se pela compreensão de que tanto a Extensão Universitária quanto os Direitos Humanos são instrumentos importantes para a construção de uma formação cidadã, ética, de tomada de consciência e emancipadora, devendo o sujeito ser visto não como o destinatário passivo de direitos e das ações da universidade, mas percebido, sobretudo, como o protagonista dessas ações e usufruidor das políticas sociais educacionais. A pesquisa parte do seguinte problema: de que forma os Direitos Humanos estão concebidos/organizados nos processos de curricularização da Extensão e nas práticas extensionistas das universidades públicas federais da Amazônia brasileira? Trata-se de uma pesquisa de cunho documental e de campo, com abordagem qualitativa, utilizando-se da Análise de Conteúdo. Os loci escolhidos foram 7 (sete) Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), representando cada Unidade da Federação que compõe a região Amazônica brasileira. A pesquisa revelou que das sete IFES investigadas, cinco já institucionalizaram a curricularização da extensão, passando pela fase de implementação nos PPC. Ademais, na maioria das universidades, a caracterização da curricularização se deu mediante a criação de um componente específico, que aceitaria, para fins de creditação dos 10% do total da carga horária dos cursos, ações, especialmente nas modalidades extensionistas. Ficou evidenciado que a temática dos direitos humanos está presente no processo de curricularização e ações extensionistas, todavia, sua maior representatividade está nas ações institucionalizadas, no qual em todas as IFES há ações ligadas ao eixo Direitos Humanos e Justiça em execução. Portanto, Educar em Direitos Humanos, pela via da Extensão Universitária, vai além de um processo meramente educativo, pois equivale a ato político e principiológico a ser exercido.

Externo ao Programa - 327930 - EMINA MARCIA NERY DOS SANTOS
Presidente - 891.446.864-04 - HELENA CRISTINA GUIMARÃES QUEIROZ SIMOES - UNIFAP
Externo à Instituição - MARIA DE NAZARÉ TAVARES ZENAIDE
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA