Banca de DEFESA: IZETE MAGNO CORREA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IZETE MAGNO CORREA
DATA: 11/07/2024
LOCAL: NEB 01

ENTRE MEDOS E ESPERANÇAS:

A gestão de escolas estaduais de Belém Pará na pandemia da COVID-19 (2020-2021)

Palavras-chave

Gestão e organização escolar. Política Pública Educacional. Pandemia da COVID-19. Nova Gestão Pública.

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais

A presente investigação aborda a temática da gestão e organização escolar e levanta a hipótese de que a pandemia oportunizou a intensificação das exigências para a atuação da gestão escolar na perspectiva da gestão gerencial em escolas públicas estaduais de Belém-PA, visto que os ideários de “eficiência”, “eficácia” e “flexibilidade”, já presentes na educação paraense, tornaram-se conceitos centrais e largamente utilizados. Desse modo, o objetivo central foi analisar os meandros da dinâmica organizacional estabelecida pela gestão de escolas estaduais no município de Belém-PA, nos anos de 2020 e 2021, no contexto da pandemia da COVID-19, a partir de um entendimento meso da organização educativa, associando as intenções microssociais com as relações macrossociais, no sentido de perceber as estratégias utilizadas pela equipe gestora para o atendimento das exigências institucionais e às demandas da comunidade escolar. O procedimento metodológico seguiu de acordo com a abordagem qualitativa, realizado por meio de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa empírica, cujo instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, efetuada com 2 gestoras e 4 coordenadoras pedagógicas, em duas escolas da Rede Estadual de Belém-PA. Como categorias prévias de análise para a condução da leitura dos documentos e a análise das entrevistas foram destacas a política pública educacional, os modelos de gestão, e a gestão e organização escolar. Dentre as fontes de coleta de dados nos valemos das informações do Censo Escolar da Educação Básica, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), e dos sites do Ministério da Educação e da Secretaria de Estado de Educação (SEDUC-PA). O referencial teórico metodológico foi fundamentado na Sociologia das Organizações de Licínio Lima (2011a, 2011b) e na aproximação com o Ciclo de Políticas, considerando a classificação proposta por Bowe, Ball e Gold (1992), tendo como base os estudos de Jeferson Mainardes (2006, 2007, 2009, 2013, 2017, 2018). Os resultados apontam para o processo de reestruturação produtiva do capital, que mesmo durante a pandemia da COVID-19, incidiu violentamente sobre as pessoas, revelando uma concepção de gestão escolar gerencial, que exigiu um novo perfil de profissional multifuncional, flexível, que estivesse apto à introdução das novas TDICs, às plataformas e aplicativos digitais – WhatsApp, PDDE Interativo, PDDE Educação Básica, sistema de gestão escolar e da SEDUC-PA –, e fosse eficiente o bastante para cuidar dos profissionais, dos estudantes, das famílias e ao mesmo tempo gerir e higienizar os ambientes precarizados, sem ajuda financeira adequada e sem o apoio do órgão central, em meio à calamidade de saúde pública, requerendo assim a reorganização da equipe de trabalho, a utilização de tecnologias mais eficientes e a implementação de estratégias eficazes de gestão que pudessem contribuir para a otimização dos recursos, anunciando assim uma jornada de trabalho que extrapolou noites, finais de semana, feriados, férias e acarretou sérios problemas de saúde à equipe gestora.

Presidente - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 430.598.991-34 - ROSILENE LAGARES - UFT
Externo ao Programa - 2153029 - ORLANDO NOBRE BEZERRA DE SOUZA