A PERSPECTIVA AFRORREFERENCIADA DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COLABORATIVO NA ESCOLA M. E. F. JOANNA SANTOS DA SILVA NO QUILOMBO DO CRIA-Ú-AP.
Afrorreferencialidade. Filosofia Africana. Currículo. Formação Continuada
Docente. Educação Escolar Quilombola. Quilombo do Cria-ú.
A presente tese intitulada; “A perspectiva afrorreferenciada de educação: um
estudo colaborativo na Escola M. E. F. Joanna Santos da Silva no Quilombo do Cria-ú-
AP”, objetiva analisar até que ponto uma educação afrorreferenciada, ou seja, àquela que
considera e valoriza as perspectivas filosóficas e epistemológicas africanas e afrodescendentes
como fontes de conhecimentos podem contribuir para a valorização e manutenção da
identidade, da memória e das tradições culturais em uma escola quilombola e/ou localizada
em Comunidade remanescente de Quilombo. Trata-se de uma pesquisa de natureza
qualitativa, onde optamos em utilizar a abordagem metodológica e as técnicas da Pesquisa
Colaborativa. Quatro técnicas serão evidenciadas: 1) Análise Bibliográfico/Documental 2)
Observação Participante, 3) Entrevistas Semiestruturadas, 4) Oficinas Pedagógicas. Essas
Técnicas são sustentadas por Ibiapina (2008), Taquette e Borges (2020), Lakatos e Marconi
(2008), Gasparotto e Meneassi (2016). A finalidade da pesquisa em tela é avaliar como a
perspectiva afrorreferenciada sustentada por Molefi Asante (2009) e por outros (as) autores
(as) correlatos (as), pode contribuir para se pensar a educação desenvolvida em comunidades
tradicionais negras ou que atendam discentes afrodescendentes, visando a afirmação das
identidades étnico-culturais dos mesmos, o combate do racismo e a construção de outras
epistemologias que visibilizem a história, os conhecimentos, a cultura, as espiritualidades e as
cosmopercepções de africanos e seus descendentes, desconstruindo e problematizando
versões únicas da história e práticas educativas colonialistas e subalternizantes. Os resultados
parciais, obtidos por meio do levantamento bibliográfico e que serão verificados na pesquisa
de campo realizada com a E. M. E. F. Joanna Santos da Silva, localizada no Quilombo do
Cria-ú, no Estado do Amapá, apontam que a perspectiva afrorreferenciada oferece
fundamentação teórica e metodológica pertinente para a vivência de currículos e ações
pedagógicas antirracistas, contribuindo para o respeito, a valorização e a visibilidade dos
conhecimentos ancestrais das comunidades tradicionais.