Política de Bonificação do Magistério Público Estadual do Acre: dispositivo de accountability e regulação (1999-2022)
Sistema de Ensino; Bonificação educacional; Accountability; Política educacional.
O objetivo desta tese em construção é apresentar e analisar a política de bonificação do magistério público estadual do Acre, instituída pelos Prêmios de Valorização e Desenvolvimento Profissional (VDP) e Prêmio de Desenvolvimento da Gestão (VDG) e implantada no contexto das reformas educacionais na vigência das gestões da Frente Popular do Acre (1999-2018). Tem-se como objeto de estudo as reformas do aparelho do Estado desenhadas e executadas na perspectiva de um Estado gerencialista e que, no caso da educação, adquire materialidade pelas políticas de descentralização, de avaliação, de responsabilização e de bonificação do magistério. Trata-se, portanto, de um estudo de revisão bibliográfica sobre a política de bônus, calcado nas análises de Afonso (2007; 2012; 2013), Adrião (2015), Ball (2001; 2002; 2004; 2006; 2007; 2009; 2011), Barroso (2005), Braidi (2018), Cardoso (2019), Dardot; Laval (2016), Draibe (2001), Freitas (2018), Lagares; Nardi (2020), Mendes; Sordi (2013), Mainardes; Marcondes (2009), Martins (2016), Menezes (2012) Morduchowicz (2017), Oliveira (2015), Passone (2014), Perboni (2017), Santos et ali (2012), Souza (2016), Tarlau; Moller (2020), e de pesquisa de base documental traduzida em atos normativos como, por exemplo, os Decretos de números 4.923/2009 e 4.924/2009 e a Lei nº. 67/2009. Ao mesmo tempo, essa política foi analisada sob a ótica da abordagem do conceito de Ciclo de Políticas (policy circle) como ferramenta analítica, contemplando-se três momentos da política de avaliação: a formulação, a implementação e a avaliação. Por fim, defende-se que, nas políticas de bonificação implantadas no Acre, há uma prevalência dos aspectos gerenciais em detrimento dos aspectos pedagógicos e de valorização profissional, mescladas com um forte componente de accountability/responsabilização, que funciona como um elemento orientador na definição das políticas públicas para o setor, garantindo, assim, um maior controle/regulação. Dessa forma, os mecanismos de controle e regulação de que o Estado dispõe passam a ser determinantes e facilitam a adoção do princípio da qualidade, um forte componente do discurso neoliberal que mascara a meritocracia subjacente à política de bonificação.