Banca de DEFESA: SUELI ANDRADE DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SUELI ANDRADE DOS SANTOS
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Sala do NEB

VISÃO DOS PROFESSORES-EGRESSOS DAS TURMAS DE LETRAS PARFOR-UNIFAP: DESAFIOS NO ACESSO E PERMANÊNCIA (2012-2022)

Política Pública Educacional; Formação de Professores; PARFOR; Acesso e Permanência

ÁREA: Educação
SUBÁREA: Planejamento e Avaliação Educacional
ESPECIALIDADE: Política Educacional

O tema da Tese é a Formação de Professores no Brasil e o objeto de estudo o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com destaque para a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Partiu-se do problema: como os participantes do Curso de Letras Português-Francês/PARFOR da UNIFAP perceberam a formação docente, perante os desafios no acesso e permanência? O objetivo geral foi compreender a formação docente no PARFOR-UNIFAP, com base na visão dos professores-egressos do Curso de Letras Português-Francês sobre os desafios no acesso e permanência. Quanto aos específicos desdobram-se em: analisar os meandros da política de formação de professores no contexto reformista da Educação brasileira que influenciaram na implantação do PARFOR/UNIFAP; discutir a implantação do Curso de Letras Português-Francês do PARFOR/UNIFAP e seu reflexo na formação de professores da rede pública de ensino da Educação Básica amapaense; verificar a visão dos professores-egressos do Curso de Letras Português-Francês/PARFOR sobre os desafios quanto ao acesso e permanência na formação docente ofertada pelo Programa na UNIFAP. A metodologia é abordagem qualitativa, amparada pelo método Materialismo Histórico-dialético (MHD), usou-se a pesquisa documental relativa à criação do PARFOR e a sua implantação na Universidade Federal do Amapá, locus no qual aplicou-se questionário sobre os desafios para o acesso e permanência no Programa aos professores-egressos do Curso de Letras Português-Francês das turmas de 2010 a 2014. Os resultados da empiria indicam que o PARFOR é uma política educacional de formação de professores resultante do contexto reformista do Estado brasileiro, compondo-se como política neoliberal compensatória de formação rápida. interessada em responder a uma demanda das orientações dos Organismos Internacionais e o disposto na LDB/96, do que em promover uma sólida formação. Concluiu-se que os professores estão no epicentro da luta de classes e da formação de intelectuais orgânicos e nesse cenário, o PARFOR atua como mecanismo para manter a hegemonia dominante, ao dispor de formação de professores em caráter mercadológico. Concluiu-se que analisar o PARFOR como política educacional brasileira do século XXI, é posicioná-la historicamente em um contexto de crise educacional, pois o modelo de formação que vem se interpondo, se distancia cada vez mais do verdadeiro propósito emancipador da Educação.

Presidente - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 196.587.532-72 - MARK CLARK ASSEN DE CARVALHO - UFAC
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Interno - 071.132.262-72 - NORMA IRACEMA DE BARROS FERREIRA - UNIFAP