Um Estudo sobre Educação Escolar Quilombola no Maranhão
Educação Escolar Quilombola. Educação das Relações Étnico-Raciais. Currículo. Ensino Fundamental
O tema de estudo desta tese é a educação escolar quilombola no Estado do Maranhão a partir da análise do material didático disposto em escolas quilombolas. O principal problema desta pesquisa está na compreensão de como os materiais didáticos contribuem para educação escolar quilombola em escolas quilombolas, considerando os principais documentos que regem a Educação para Relações Étnico-raciais e o Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira (Lei nº 10.639/03 e suas respectivas Diretrizes), além da Educação Escolar Quilombola na Educação Básica (Resolução nº 08 de 20 de novembro de 2012 e as legislações educacionais estaduais. Norteiam o estudo as categorias: Currículo, Ensino Fundamental e Relações Étnico-Raciais. A pesquisa ampara-se nos estudos de Pierre Bourdieu (2002) sobre campo e região, e no método da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (2016) compreendida em três fases: a) pré-análise; b) exploração do material; c) tratamento dos resultados, inferências e interpretações, para alcance dos objetivos propostos para o trabalho. As conclusões parciais inferem crescentes produções acadêmicas e de materiais didáticos surgidos após a promulgação da Lei nº 10.639/03, cada uma delas com caminhos abertos para pensar currículo e práticas pedagógicas exitosas em educação quilombola