Federalismo e Planejamento Educacional: A atuação do Fórum Estadual de Educação
no Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação do Pará (2018-2022).
Monitoramento e Avaliação; Planejamento Educacional; Federalismo
Educacional; Planos Decenais de Educação.
O texto de investigação que ora se apresenta, vincula-se ao Programa de Pós-
Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA), Polo Belém, Pará, circunscrevendo-se à linha de
pesquisa Estado, Políticas Públicas e Gestão da Educação. A pesquisa tem como objetivo geral:
analisar a atuação política e institucional do Fórum Estadual de Educação do Pará no
monitoramento e avaliação do (PEE/PA), no contexto do planejamento estatal, no período de 2018 a
2022, frente aos desafios de melhoria dos indicadores educacionais do Estado. Para tanto, sustenta-
se, a priori, a tese de que a atuação do FEE/PA, no período de 2018 a 2022, não foi suficiente para
exercer influência na agenda e no planejamento governamental, de modo que pudessem se
converter, efetivamente, na melhoria dos indicadores sociais e educacionais no Estado do Pará. Por
meio de uma abordagem de cunho qualitativo, foram identificadas estratégias diversificadas de
monitoramento e de avaliação das Metas e Estratégias do PEE/PA, implementadas pelo FEE/PA, no
período analisado.