INTEGRAÇÃO SER HUMANO E OUTROS ELEMENTOS DA NATUREZA MEDIADA PELO TRABALHO: A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E O METABOLISMO SOCIAL DO CAPITAL
Integração; Território; Povos e Comunidades Tradicionais; Saberes; Pedagogia da Alternância; Unidade Seres Humanos-Natureza.
Esta pesquisa trata da integração seres humanos e outros elementos da natureza, analisando a formação desenvolvida na Casa Familiar Rural de Cametá, sob as bases da Pedagogia da Alternância, enquanto promotora do fortalecimento da unidade sociometabólica ser humano e outros elementos da natureza, necessária para a manutenção da vida, a partir dos impactos na produção da vida dos egressos no interior das contradições capital/trabalho na Amazônia paraense. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, junto a egressos da Pedagogia da Alternância associados à Casa Familiar Rural de Cametá, nordeste do Pará, Amazônia, Brasil. A fim de proceder o levantamento de dados, será utilizada a entrevista semiestruturada e aberta, com observação participante e posterior análise documental, utilizando-se da análise de conteúdos para o tratamento das falas dos informantes. Apoia-se, teoricamente em Marx (2009), Gramsci (1987), Frigotto (2002), Gimonet (1999), Gramsci (1982), Lowy (2005), Poulantzas (2019), Saito (2021), Souza (2000), Tiriba (2023), Mészáros (2008), e outros, que, a partir de suas análises, permitiram a compreensão da integração ser humano e outros elementos da natureza enquanto possibilidade de superação do metabolismo social do capital no processo de formação do ser humano.Tem-se desenvolvido a tese de que a formação desenvolvida na Casa Familiar Rural de Cametá entre os anos de 2009 a 2017, por meio das atividades de trabalho mediados pela metodologia pedagógica da Pedagogia da Alternância, promoveu, no interior de contradições, o fortalecimento da integração seres humanos e outros elementos da natureza, necessária para a manutenção da vida dos povos e comunidades tradicionais. Tal processo, contudo, encontra-se imerso no contexto de uma sociedade de classes em que são vivenciadas mediações de primeira e segunda ordem, as contradições próprias do modo de produção capitalista na região.