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Banca de DEFESA: LUZIANE SAID COMETTI LELIS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUZIANE SAID COMETTI LELIS
DATA: 07/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Educação Básica - NEB
TÍTULO:



OS SENTIDOS DAS PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR NO CONTEXTO DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS

 


PALAVRAS-CHAVES:

gestão escolar; avaliação externa; regulação; emancipação


PÁGINAS: 272
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Unidades Educativas
RESUMO:

 

Esta tese tem como objeto de estudo os sentidos das práticas dos gestores escolares após os resultados das avaliações externas e proposições interventivas da SEMEC de Belém, no período de 2013 a 2023. Objetiva analisar o modo pelo qual a prática dos gestores escolares articula formas de sentidos emancipatórios diante dos formatos prescritivos ditados pelo sistema de ensino no contexto das avaliações externas. Discute a dimensão ontológica do trabalho realizado pelos gestores escolares na qualidade de atividade imaterial e improdutiva, evidenciando a sua singularidade e finalidade de produzir a emancipação humana; caracteriza as concepções de gestão escolar presentes nas perspectivas organizacionais e sua relação com a avaliação educacional; busca identificar como são produzidos os processos de regulação e de emancipação nas práticas dos gestores escolares, no contexto da nova gestão pública e da política de avaliação externa, e verifica os sentidos que assumem as práticas dos gestores escolares na organização do seu trabalho após os resultados das avaliações externas para o desenvolvimento de práticas emancipatórias de gestão diante dos processos regulatórios. Para tal, ampara-se metodologicamente nos fundamentos teóricos do materialismo histórico dialético, que parte da visão sincrética do objeto apresentado chegando a uma rica totalidade de determinações e relações numerosas pela via da síntese, como forma de compreensão e análise da realidade, tendo como procedimentos: a revisão bibliográfica, a análise documental e a pesquisa empírica, com a realização de observação participativa e entrevista semiestruturada com diretores e coordenadores pedagógicos. Os achados da investigação apresentam algumas contradições e revelam: a) a intensificação de elementos da gramática gerencial, regulatória e responsiva ocorrida no ambiente escolar por um longo tempo, colaborando para o enfraquecimento dos mecanismos de participação; b) dificuldade na materialização dos princípios democráticos, principalmente, devido à incompreensão conceitual dessa perspectiva de gestão escolar; c) coexistência de diferentes concepções, embasando a prática da gestão escolar, como reflexo do movimento pendular e entrecruzado, não límpido, em torno de duas concepções predominantes, a gerencial e a democrática; d) recente deslocamento da gramática gerencial para a democrática, ocorrido na condução da política municipal de educação; e) valorização da gestão democrática como importante mecanismo para o funcionamento da escola; f) incompatibilidade da implementação de princípios da gestão gerencial no processo educativo, causando dentre outros malefícios, o adoecimento dos profissionais da educação; g) os gestores escolares apropriam-se acriticamente do discurso hegemônico sobre a importância das avaliações externas, ao mesmo tempo, que valorizam outras dimensões que proporcionam uma formação humana ampla; h) as circunstâncias provenientes de processos regulatórios múltiplos no espaço da escola, mais do que o controle da aplicação de orientação para a ação dos atores, possibilitam a produção de normas ou contrarregulação, na perspectiva horizontal da negociação. Conclui-se que os sentidos das práticas de gestão apreendidos na ambiência escolar, no contexto das avaliações externas, traduzem um processo de hibridismo de concepção, congruente com o movimento societal pós-democrático, apresentando deslocamentos fluidos e contraditórios, sobretudo, possibilitadores de gramáticas emancipatórias.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - DORA MARIA RAMOS FONSECA
Externo à Instituição - ELISANGELA ALVES DA SILVA SCAFF
Externo à Instituição - IVANILDO AMARO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 18/10/2023 14:57
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