A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO PARÁ NA DÉCADA 1950.
História da Educação Especial; Institucionalização; História Social;
O presente relatório de tese, tem como tema de investigação história da educação especial no Estado Pará. O qual objetiva analisar a institucionalização da educação especial no Pará, década de 1950. Este estudo se organiza por uma abordagem qualitativa, do tipo pesquisa histórica, desenvolvida mediante a revisão biográfica de artigos, livros e documentos que tratam sobre o tema. Optou-se para constituição deste relatório de tese, trabalhar com a história social, por entender que sua abordagem, possibilita problematizar a forma que se institucionalizou a educação especial no estado do Pará, levando em consideração contexto histórico, os processos e as políticas educacionais volta para educação da pessoa com deficiência da década de 1950. Foi feita a escolha para constituição deste estudo tese, de fazer uso inicialmente de fontes de conteúdo textual e verbal, que são marcadas pelas palavras/pelo vocabulário, se configurando um texto escrito como manuscrito e impresso, ou seja, documentos que se constituíram pela transformação da mensagem, o conteúdo verbal, em texto escrito. A coleta desses documentos encontra-se me andamento, mas alguns documentos já foram coletados na biblioteca da Fundação Cultural Tancredo Neves (Centur), na U.E.E.E Alvares de Azedo, Fundação Pestalozzi do Pará e Banco de Dados de Leis da Assembleia Legislativa e encontra-se em processo organização. Lançaremos mão da técnica de coletas de dados Análise de Conteúdo para o tratamento dos dados. Espera-se que esta pesquisa traga contribuições para campo da história da educação, em especial para história da educação especial, que os resultados possam contribuir para nossas pesquisas.