Jovens, negras e afrocientistas: Um estudo sobre as relações de sociabilidades e as perspectivas de futuro de participantes do projeto afrocientista no NEAB GERA/UFPA.
Afrocientista; Sociabilidades juvenis; Jovens estudantes negras.
Este texto tem como objeto a percepção que as estudantes negras apontam– após a formação proporcionada pelo projeto afrocientista– sobre os laços sociais estabelecidos em forma de sociabilidades que constroem em seus cotidianos escolares e como reverberam em suas perspectivas de vida no futuro. A leitura do objeto se dá à luz do aporte teórico pautado em Michel de Certeau (2014; 2013) com os conceitos de cotidiano, estratégia e tática. Bem como em Peter Berger e Thomas Luckmann (2014) com o conceito de socialização. Para auxiliar na leitura do objeto, elencamos algumas categorias. A primeira é a sociabilidade. Aqui entendida como resultados de relações sociais atreladas a um tempo e um espaço, em concordância com Wilma Coelho e Carlos Silva (2018). As demais categorias são: gênero, em consonância com Guacira Louro (2007); raça no pensamento de Antônio Guimarães (1999; 2016) e Nilma Gomes (1996; 2003) e juventude discutida por Lucélia Bassalo (2012) e Juarez Dayrell (2007). Temos como objetivo geral: Analisar como as relações de sociabilidades, após a participação no projeto afrocientista, são percebidas no cotidiano escolar pelas estudantes e suas possíveis influências na construção de suas perspectivas de futuro. A abordagem de pesquisa é qualitativa de acordo com Uwe Flick (2009) e Marli André (2001). Usaremos grupos de discussão de Wivian Weller (2006) e análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016.)