OS DESAFIOS À CONSTRUÇÃO DA DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO E PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: o Programa Nacional de Assistência Estudantil na Universidade Federal do Acre
Política de Assistência Estudantil. PNAES. Acesso e Permanência. Educação Superior. Universidade Federal do Acre.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar em que medida a Política de Assistência Estudantil (PAE) no âmbito do Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes), efetivada na Universidade Federal do Acre (Ufac) favorece a criação de condições para democratização do acesso ao ensino superior, configurando-se como instrumento de produção de permanência na graduação. Constitui-se por uma abordagem quali-quantitiva do tipo estudo de caso, e considera como período de analise os anos de 2018 a 2023. Utiliza como aporte teórico-metodológico a Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) formulada por Bowe et al. (1992), Ball e Bowe (1992), e Ball (1994), fundamentada para desvelar os contextos da prática; resultados/efeitos e da estratégia política. Como suporte à análise específica da Assistência Estudantil (AE), recorre à releitura da conceituação de permanência formulado Santos (2009), e, da concepção teórica de afiliação na de Coulon (2008). Os dados analisados são oriundos de uma pesquisa documental/bibliográfica, e de um questionário semiestruturado aplicado a 369 (trezentos e sessenta e nove) estudantes que já foram ou ainda são beneficiários das ações da PAE na UFAC.