SILÊNCIO, CRIAÇÃO E EDUCAÇÃO MÚLTIPLA: uma cartografia das sensações entre linhas literárias.
Silêncio. Criação. Educação Múltipla. Cartografia das sensações. Mulheres escritoras.
A pesquisa de tese intitulada: "Silêncio, criação e educação múltipla: uma cartografia das sensações entre linhas literárias" propõe investigar e cartografar o silêncio enquanto espaço de criação de vida na perspectiva de uma educação múltipla entrelaçada às linhas literárias de Clarice Lispector, Conceição Evaristo e Carolina de Jesus. A ideia criadora da tese se traduz pelos blocos de sensações em arte e literatura e o devir-mulher, sendo possível afirmar a potência criadora do silêncio muito além dos seus sentidos convencionais encontrados no campo da educação. Tal movimento de pesquisa se dá por uma cartografia das sensações experimentada entre fabulações artísticas e literárias em oficinas de criação com estudantes do ensino médio da rede pública e privada das cidades de Mocajuba-PA e Cametá-PA, considerando o silêncio em sua potência criadora de vida e devir-mulher, e de tudo que compõe, inclusive a arte. Para tanto, o percurso teórico-metodológico se dá pela cartografia das intensidades, uma pesquisa-intervenção onde se experimenta mapear e fabular as sensações que atravessam as linhas literárias, a educação e seus sujeitos. Nesta jornada tem-se a companhia de intercessores/as como Deleuze e Guattari (1995, 2003), Deleuze (1997), Costa (2023), Lapoujad (2022), Clarice Lispector (1998, 1999), Conceição Evaristo (2018), Carolina de Jesus (2020), com os/as quais se mergulha na pesquisa cartográfica, a fim de experimentar a relação entre educação, silêncio e criação, se percorre as linhas literárias destas escritoras, se questiona e se reterritorializa imagens de tempo, de solidão, de silêncio e de educação, desviando por linhas de vida num filosofar-artistar da Diferença, à espreita de uma educação vivida e vivível pelas lentes do sensível. Em seus primeiros movimentos da pesquisa nota-se a potência dos encontros, dos afetos, dos silêncios e suas múltiplas linhas de criação tramadas em vivências que ressoam o devir-mulher nas entrelinhas das escritoras e nos desenhos dos participantes das oficinas, vertendo devires, sentidos e sensações na experimentação de uma educação múltipla.