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Banca de QUALIFICAÇÃO: CLAUDIA CRISTINA PINTO GIRARD

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA CRISTINA PINTO GIRARD
DATA: 22/08/2023
HORA: 15:00
LOCAL: Núcleo de Estudos Transdisciplinares de Educação Básica - NEB
TÍTULO:

A INTERSETORIALIDADE NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA NA REGIÃO DE INTEGRAÇÃO LAGO DE TUCURUÍ


PALAVRAS-CHAVES:

Política de saúde na escola. Saúde na escola. Intersetorialidade. Promoção da saúde.


PÁGINAS: 116
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
SUBÁREA: Administração Educacional
ESPECIALIDADE: Administração de Sistemas Educacionais
RESUMO:

Esta pesquisa parte da tese de que as graduais alterações ocorridas no arcabouço normativo do Programa Saúde na Escola (PSE) fomentam alterações na gestão do programa, provocando uma flexibilização gradual e progressiva da gestão intersetorial e incentivando o desenvolvimento da gestão setorializada, o que compromete a efetividade do programa. Tem como objetivo principal analisar como se efetiva a intersetorialidade no PSE na Região de Integração Lago de Tucuruí (RILT), e como objetivos específicos: analisar como as alterações do arcabouço normativo influenciam a gestão intersetorial do PSE na RILT; identificar quais os processos estruturantes, a favor da intersetorialidade, produzidos nos documentos oficiais e como se integralizam na prática da gestão; compreender como é integralizado o processo de gestão intersetorial na perspectiva dos profissionais; identificar quais processos instituídos na prática apontam na direção de ações intersetoriais; identificar quais os desafios enfrentados pelos profissionais para a efetivação da intersetorialidade. A construção teórico-metodológica pela caracterização do objeto de estudo se insere na perspectiva das ciências humanas, e, portanto, este estudo adotará como método o estudo exploratório, crítico, com abordagem qualitativa. O local será a Região de Integração Lago de Tucuruí, mais especificamente os municípios de Novo Repartimento e Tucuruí. Para melhor aprofundamento na compreensão do objeto de estudo será utilizada a estratégia de pesquisa Estudo de Caso Qualitativo, sendo considerada aqui, como o caso, a investigação do processo de manifestação da intersetorialidade nas suas diversas formas, tanto de interpretação como nas evidências produzidas pelas ações dos sujeitos que compõem o PSE na RILT. Para triangulação da coleta dos dados serão utilizadas duas técnicas: a análise documental e a entrevista semidirigida. Os participantes da pesquisa serão os profissionais que atuam na gestão do PSE: os gestores do PSE das Secretarias de Educação e das Secretarias de Saúde. São profissionais que atuam na coordenação do PSE na escola e na Atenção Básica, no total de 12 participantes por município. Na análise e interpretação dos dados será utilizada a técnica de análise de conteúdo na modalidade categorial-temática, segundo Bardin (2011). Este estudo será do tipo retrospectivo e serão considerados, como período de coleta de dados, os últimos seis anos, compreendendo os três últimos ciclos do PSE: 2017-2018, 2019-2020 e 2021-2022. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro de Ciência Biológicas e da Saúde, Campus VII-CEPAR/UEPA, sob o parecer nº 6.173.938.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2555964 - DINAIR LEAL DA HORA
Interno - 6328125 - MARIA DE FATIMA MATOS DE SOUZA
Interno - 1152656 - NEY CRISTINA MONTEIRO DE OLIVEIRA
Externo ao Programa - 2479566 - ALEXANDRE AUGUSTO CALS E SOUZA
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 01/08/2023 09:33
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