A PEDAGOGIA DAS COMPETÊNCIAS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS DE ENSINO MÉDIO NO BRASIL: rupturas e permanências no período de 1990 - 2019
Pedagogia das Competências. Política Educacional. Ensino Médio.
A tese de doutorado em andamento apresenta como objeto de estudo o uso da Pedagogia das Competências nas políticas educacionais de Ensino Médio, com o qual se busca fazer uma análise das rupturas e permanências identificadas nos documentos das décadas de 1990 a 2019. Nesta pesquisa, parte-se do pressuposto que a Pedagogia das Competências é um referencial basilar nos documentos educacionais brasileiros desde a década de 1990 e, além disso, entende-se que as transformações histórico-sociais, o dinamismo da sociedade e as crises capitalistas apontam para mudanças entre a década de 1990 a 2019, fato que possibilita uma análise sobre como a Pedagogia das Competências foi utilizada nesse processo para identificar as rupturas ou permanências existentes. Com isso, problematiza-se que: considerando as finalidades, base teórica, objetivos formativos e estratégias propostas, quais rupturas e permanências da Pedagogia das Competências tem se materializado no Ensino Médio brasileiro, com destaque para o período de 1990 a 2019. O referencial teórico-metodológico está pautado no materialismo histórico-dialético, com base nos estudos de Nosella e Buffa (2005), Kopnin (1993), Kosik (1976) e Thiollent (1987). A metodologia é de abordagem qualitativa, com uso da pesquisa bibliográfica e documental, a análise de dados foi realizada a partir da técnica de análise de conteúdo, com base em Bardin (1977). Os resultados parciais, identificados por meio dos capítulos teóricos apresentados, revelam que a Pedagogia das Competências segue como referencial basilar das políticas educacionais de Ensino Médio no Brasil desde a década de 1990, período no qual foi institucionalizada. Identificou-se ainda o ultraconservadorismo avançou nos mais diversos setores a partir de 2016, inclusive na educação e, nessa conjuntura, busca-se identificar as rupturas e permanências do uso da Pedagogia das Competências nas políticas educacionais do Ensino Médio, com foco as finalidades, base teórica, objetivos formativos e estratégias propostas, tendo como base o documento da Reforma do Ensino Médio.