Notícias

Banca de DEFESA: JÉSSICA SUELEM SABIO DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JÉSSICA SUELEM SABIO DA ROCHA
DATA: 31/01/2022
HORA: 16:30
LOCAL: Plataforma Zoom - Defesa Online
TÍTULO:

ANÁLISE COMPARATIVA DA QUANTIFICAÇÃO FOLICULAR OVARIANA PRÉ-ANTRAL E ANTRAL EM BOVINOS ZEBU (Bos indicus), MESTIÇOS (Bos indicus taurus) E BUBALINOS (Bubalu bubalis)


PALAVRAS-CHAVES:

bovinos, bubalinos, CFA, reserva pré-antral


PÁGINAS: 30
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Medicina Veterinária
SUBÁREA: Reprodução Animal
RESUMO:

Em grandes animais de fazenda como bovinos e búfalos, a contagem de folículos ovarianos antrais (CFA) tem se mostrado como uma válida ferramenta de maximização da eficiência reprodutiva sendo positivamente correlacionada com concepção após inseminação artificial, assim como maior quantidade de oócitos e embriões viáveis em programas de produção de embriões. A relação positiva entre a CFA e a reserva folicular ovariana pré-antral de fêmeas adultas, entretanto, é um tema pouco explorado na literatura mas que com o avanço do uso da CFA em programas reprodutivos vem ganhando mais relevância. O objetivo deste estudo foi comparar a reserva folicular pré-antral ovariana com a CFA fêmeas adultas de Bos indicusB. indicus x B. taurus (Cruzadas) e Búfalas (Bubalus bubalis). Os ovários de 10 fêmeas de cada categoria foram coletados em abatedouros e utilizados no estudo. As medidas morfométricas foram calculadas, a CFA foi estimada e em seguida os ovários foram fixados e processados para análise histológica (H/E) e estimativa da reserva folicular pré-antral. Inicialmente, análises comparativas da CFA e da reserva folicular foram realizadas entre as categorias animais e em um segundo momento, as fêmeas foram subdivididas em fêmeas com alta e baixa CFA e a reserva foliculuar ovariana pré-antral foi comparada. Nossos resultados mostraram que enquanto as fêmeas Bos indicusapresentaram a maior CFA, seguidas das Cruzadas e Búfalas (22,3 > 11,7 > 6,8 folículos, respectivamente; p<0,05), a reserva pré-antral foi maior nas fêmeas Cruzadas (~139.000 folículos; p<0,05), com Bos indicus e Búfalas não diferindo entre si (~32.000 vs. ~ 20.000 folículos; p>0,05). Nas duas raças bovinas estudadas, a quantidade da reserva folicular ovariana não diferiu entre os animais com alta e baixa CFA (p>0,05), já nas búfalas, as fêmeas com alta CFA apresentaram a menor reserva pré-antral (p<0,05). Nesse trabalho mostramos que femêas bovinas adultas de Bos indicusapesar de possuírem maior CFA que bovinas Cruzadas, possuem menor reserva folicular ovariana pré-antral e que Búfalas apesar de possuírem reserva pré-antral semelhante às Bos indicus possuem menor CFA que as fêmeas bovinas de modo geral. Além do mais, mostramos que uma maior ou menor CFA não influenciou no tamanho da reserva pré-antral nas duas raças bovinas mas influenciou nas búfalas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1747255 - MOYSES DOS SANTOS MIRANDA
Interno - 2890082 - Nathalia Nogueira da Costa de Almeida
Externo ao Programa - 1181595 - MARIA AUXILIADORA PANTOJA FERREIRA
Externo ao Programa - 1358305 - SIMONE DO SOCORRO DAMASCENO SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/01/2022 11:00
SIGAA | Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) - (91)3201-7793 | Copyright © 2006-2024 - UFPA - castanha.ufpa.br.castanha2