O EFEITO DO FEEDBACK NA APRENDIZAGEM MOTORA PARA A AUTO REGULAÇÃO DA REDUÇÃO DA VELOCIDADE DO MOVIMENTO.
Feedback, Aprendizagem Motora, Treinamento Baseado em Velocidade.
A aprendizagem motora consiste no melhoramento gradativo da capacidade de desempenhar um certo comportamento motor. Sendo que, o fornecimento de um feedback adequado sobre o movimento realizado durante a prática do exercício parece ser um aspecto fundamental para a melhoria do desempenho e aprendizado motor. A melhoria de desempenho está relacionada com a habilidade de aprendizagem motora e por isso vários métodos de treinamento têm sido utilizados com esse fim, dentre esses, o treinamento de força (TF) vem se mostrando umas das práticas mais realizadas para a melhora da aptidão física em pessoas de todas as idades e um método eficiente de ampliação do desempenho. Dentre as várias metodologias para prescrição do TF, o treinamento baseado em velocidade (VBT) caracteriza-se por ser um método que se baseia na velocidade de execução do movimento e parece ser um bom indicador de intensidade do treino. Com isso, este trabalho tem como objetivo analisar o efeito do feedback externo na aprendizagem motora para a auto regulação da redução da velocidade do movimento. Serão selecionados cerca de 20 indivíduos praticantes de TF, com experiência prévia de pelo menos 6 meses. No início da pesquisa os participantes deverão assinar o termo de consentimento livre e esclarecido, bem como as avaliações de medidas antropométricas, composição corporal e teste de força (1RM). A primeira semana de treinamento será realizada (segunda, quarta e sexta) com a utilização do VBT e feedback externo quando atingir a perda de velocidade de 20%, sendo que, o treinador informará e a série será interrompida. As semanas seguintes o treinamento será realizado 2 vezes na semana e os participantes serão orientados a interromperem o exercício quando acreditarem ter alcançado a perda de velocidade de 20%. Será utilizado o teste Shapiro Willk para a análise da normalidade, onde, para as amostras paramétricas será aplicado o teste T de Student e para as amostras não paramétricas será aplicado o teste de Wilcoxon