Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDERSON LEVY MARDOCK CORREA JUNIOR

DISCENTE: ANDERSON LEVY MARDOCK CORREA JUNIOR
DATA: 23/09/2024
LOCAL: Sala Multiusuário PPGCMH
OS EFEITOS DO EXERCÍCIO FÍSICO EM  AMBIENTE NATURAL SOBRE A VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDÍACA E O ESTADO PSICOLÓGICO DE UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO  PROVA DE CONCEITO

Exercício Verde, Humor, Estudo Cruzado

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
SUBÁREA: Educação Física

Introdução: A prática regular de exercício físico é conhecida por trazer diversos benefícios a saúde, que abrangem componentes físicos, psicológicos e cognitivos. No Brasil, entretanto, 40,3% da população acima de 18 anos, não pratica a quantidade mínima de atividade física recomendada pela OMS, enquanto que aproximadamente 5,8% sofrem com sintomas de depressão e ansiedade de acordo com o IBGE e com a OMS. Uma estratégia eficaz para aumentar a aderência à prática de exercícios físicos é explorar sua realização em ambientes naturais. O Exercício Físico em Ambiente Natural (EFAN), também conhecido em inglês por ‘green exercise’, exercício verde em tradução literal, é o termo utilizado para caracterizar a prática de exercícios em ambientes predominantemente naturais como bosques, parques, praias, rios etc. As primeiras teorias que buscavam o entendimento entre as atividades físicas e o ambiente natural foram a Teoria da Redução do Estresse (TER) e a Teoria do Restauro da Atenção (TRA). Ambas se baseiam na capacidade do EFAN em modular positivamente o humor, o afeto e a atenção gerando, assim, melhorias no estado psicológico geral do indivíduo. Este trabalho, portanto, tem o objetivo de investigar os possíveis benefícios do EFAN sobre aspectos psicológicos de adultos dentro do contexto amazônico, rico em paisagens verdes e entrelaçado por uma complexa rede de rios, igarapés e fontes de água natural. Nessa perspectiva, buscaremos contribuir com a literatura sobre o tema, inovando na intervenção proposta e contribuindo para o incentivo regional à um estilo de vida mais saudável e amigável com a natureza. Método: Trata-se de um ensaio clínico quase-aleatorizado e cruzado, de efeitos pré e pós, que será realizado com o objetivo de investigar as respostas agudas do Exercício Físico em Ambiente Natural (EFAN) sobre o estado psicológico (humor, bem-estar mental, ansiedade e estresse) e componentes fisiológicos (VFC) de jovens adultos. A coleta de dados será realizada em dois dias distintos, onde os sujeitos realizarão o protocolo intervenção e o protocolo controle, não necessariamente nesta ordem. As intervenções serão separadas por 48 horas e acontecerão no turno da manhã entre as 07h e as 11h. O protocolo de intervenção será composto por uma prática de canoagem em Canoa Polinésia. A atividade terá duração de 50 minutos e ocorrerá as margens do Rio Guamá, em frente ao Campus da Universidade Federal do Pará (UFPA), área abundante em vegetação ao redor do rio. Os participantes responderão aos questionários de estado de ansiedade (IDATE-E) e de humor (BRUMS) antes e após a realização das atividades. Durante o todo o estudo os sujeitos terão sua frequência e variabilidade cardíaca mensurada por meio de uma cinta torácica Polar H10®.

Externo ao Programa - 1837712 - CIBELE BRAGA FERREIRA NASCIMENTO
Interno - 1538770 - DANIEL ALVAREZ PIRES
Presidente - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Notícia cadastrada em: 13/09/2024 09:11