Banca de QUALIFICAÇÃO: RAFAEL ARAUJO MOTTA

DISCENTE: RAFAEL ARAUJO MOTTA
DATA: 11/09/2024
LOCAL: Campus de Castanhal - Hibrido

INFLUÊNCIA DO ESTILO DE VIDA NA FORÇA E APTIDÃO CARDIORRESPIRATÓRIA EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS: UM ESTUDO DE COORTE UNILIFE-M

Estilo de vida; Estudantes; Aptidão cardiorrespiratória.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física

A transição da vida estudantil para a universidade é cercada por mudanças em vários aspectos, dentre eles a alimentação, a prática de atividade física, sono, consumo de álcool dentre outros, fatores esses que levam a adoção de comportamento sedentário, fator de risco para doenças não transmissíveis como diabetes, hipertensão, obesidade. Essas alterações fazem com que a expectativa de vida seja mais baixa nesses indivíduos do que em indivíduos que se exercitam e tem um estilo de vida melhor dentre outros. Aumentando as chances de óbitos precoces em adultos jovens e adolescentes, além de perda de massa muscular por consequência da inatividade física e queda do condicionamento cardiovascular, levando a complicações físicas, fisiológicas e funcionais. Assim surgiu a pergunta: O estilo de vida influencia a força e a aptidão cardiorrespiratória em estudantes universitários? O objetivo é analisar a influência do estilo de vida sobre a força e aptidão cardiorrespiratória em estudantes universitários por meio das variáveis: força de preensão manual, força muscular de membros inferiores e aptidão cardiorrespiratória. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, de coorte transversal. Irão participar estudantes de 18 a 35 anos calouros de graduação. Irão responder o TCLE, um questionário sociodemográfico e o questionário (SMILE-C) de qualidade de vida na plataforma Redcap. Em seguida irão realizar teste de preensão manual, teste de salto vertical e o teste Shuttle run de 20 metros. Após a coleta dos questionários e dos testes físicos, os dados obtidos serão analisados utilizando um modelo linear univariado, adotando intervalo de confiança de 95% e valor de p<0,05.

Presidente - 1538770 - DANIEL ALVAREZ PIRES
Interno - 1546500 - JOAO BENTO TORRES NETO
Externo ao Programa - 1862874 - JUCILEIA BARBOSA BEZERRA
Notícia cadastrada em: 07/09/2024 22:45