MOTRICIDADE, COGNIÇÃO E COMPORTAMENTO ADAPTATIVO DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E COM DESENVOLVIMENTO TÍPICO ATRAVÉS DO INVENTÁRIO DIMENSIONAL DE AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
Habilidades Motoras; Comportamento Motor; Desenvolvimento Motor; Cognição; Comportamento Adaptativo; Transtorno do Espectro Autista
Introdução: As características essenciais para o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) estão descritas no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), como prejuízo persistente na comunicação social recíproca e na interação social e padrões restritos e repetitivos de comportamento. Além disso, habilidades motoras prejudicadas ou atrasadas; capacidades adaptativas mínimas; alterações cognitivas são características associadas que apoiam o diagnóstico no DSM-5. Objetivo: Analisar a motricidade, cognição e comportamento adaptativo de crianças com Transtorno do Espectro Autista e de crianças com desenvolvimento típico através do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. Método: O estudo possui delineamento observacional do tipo transversal e descritivo, desenvolvido na região Norte do Brasil, de forma online ou presencial com mães ou outros membros familiares de convívio diário com crianças com desenvolvimento típico e com Transtorno do Espectro Autista na faixa etária entre 24 e 72 meses. Para análise da motricidade, cognição e comportamento adaptativo foi utilizado o Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil. Os dados foram analisados com o teste de Shapiro-wilk, testes-toumann-whitney, e teste correlações de Spearman. O nível de rejeição da hipótese de nulidade estabelecido foi0,05. Resultados parciais: Participaram do estudo parcial 66 crianças, sendo 22 com diagnóstico de TEA, e 44 com desenvolvimento típico. Foi observado que no grupo TEA possuíam mães/pais mais velhas(os), predominância do sexo masculino com diagnóstico e maior frequência de histórico familiar de TEA. Na análise entre os grupos, foi observada diferença significativa em todos os domínios, e na análise dos domínios
no grupo TEA encontramos correlações significativas, positivas e moderadas em todas as associações utilizando o escore padronizado