Banca de DEFESA: JANINE BRASIL DE ARAUJO MORAES

DISCENTE: JANINE BRASIL DE ARAUJO MORAES
DATA: 09/08/2024
LOCAL: Sala Multiuso PPGCMH

ANÁLISE DA SARCOPENIA E A RELAÇÃO COM INDICADORES FUNCIONAIS E DE QUALIDADE DE VIDA EM IDOSOS ATENDIDOS NO AMBULATÓRIO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO JOÃO DE BARROS BARRETO

Sarcopenia, Idoso, Desempenho Físico Funcional, Qualidade de vida.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
SUBÁREA: Fisioterapia e Terapia Ocupacional

INTRODUÇÃO: O envelhecimento pode ser acompanhado por um declínio progressivo da massa, força e função muscular. Essa condição de saúde resultante é conhecida como sarcopenia, doença muscular que se desenvolve de forma progressiva e crônica. A sarcopenia relacionada à idade possui diversos fatores que aceleram esse processo e necessitam ser identificados e controlados para promover um bom prognóstico de saúde e qualidade de vida para a população idosa. OBJETIVO: Avaliar a relação entre a sarcopenia com indicadores funcionais e de qualidade de vida em idosos atendidos no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto. MÉTODOS: Trata-se de um estudo observacional, analítico, longitudinal, realizado no ambulatório de geriatria do Hospital Universitário João de Barros Barreto. O projeto realizou avaliação sociodemográfica e clínica: avaliação da sarcopenia (SARC- Calf, avaliação da força de preensão manual, Bioimpedância Elétrica Tetrapolar (BIA) e Short Phisical Performance Battery (SPPB)), avaliação de indicadores funcionais (escala de Barthel, avaliação da força do quadríceps); avaliação do nível de atividade física (questionário Internacional de Atividade Física- IPAQ) e avaliação da qualidade de vida (12-item Short-Form Health Survey (SF-12). Foi utilizado o algoritmo do Grupo de Trabalho Europeu de sarcopenia em idosos de 2019 (EWGSOP2). Utilizou-se o teste Kolmogorov-Smirnov para normalidade dos dados. Para comparações categóricas binomais foi o utilizado o Teste Binomial e para comparações múltiplas o Teste de Proporções. Para avaliação de correlação foi utilizado o Teste de Correlação de Spearman e feita a regressão linear das variáveis com a sarcopenia. RESULTADOS: Foram avaliados 129 pessoas idosas (73% do sexo feminino, p = 0,00), com média de idade de 75,4 anos e procedentes da capital (80,6%). Obtive-se mediana de 57% com risco de sarcopenia, prevalência de 27,1% de sarcopenia e 57,4% de sarcopenia grave. Ademais, a força de preensão manual mediana de 18kg/f, massa muscular esquelética mediana de 18,3; SPPB mediana de 9 pontos; Barthel de 58,8% dos participantes independentes; força do quadríceps média de 14kg/f; IPAQ 38,8% classificados em baixo nível de atividade física e SF-12 mediana de 37,7 pontos para componente físico e 48,2 mental. Observamos uma associação entre sarcopenia com a massa muscular apendicular e o sexo masculino (R2 ajustado 0,55 e p<0,00) não observou-se associação e indicadores funcionais e de qualidade de vida. CONCLUSÃO: Este estudo conclui que os fatores preditivos de sarcopenia foram a redução na massa muscular esquelética apendicular e o sexo masculino.

Externo à Instituição - EDILENE DO SOCORRO NASCIMENTO FALCAO SARGES
Interno - 3146301 - ELREN PASSOS MONTEIRO
Presidente - 2453283 - SAUL RASSY CARNEIRO
Notícia cadastrada em: 10/07/2024 11:01