Banca de QUALIFICAÇÃO: HUGO ENRICO SOUZA MACHADO

DISCENTE: HUGO ENRICO SOUZA MACHADO
DATA: 07/05/2024

ALÉM DOS SALTOS: Os Efeitos de Seis Semanas de Treinamento Pliométrico Sobre o Desempenho Visuomotor de Praticantes de Muay-Thai

Desempenho Perceptual-motor; Exercício Pliométrico; Esportes de Combate.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
SUBÁREA: Educação Física

Atletas de modalidades esportivas de combate devem selecionar estímulos relevantes durante a luta e realizar ações ofensivas no menor tempo possível e com alto nível de produção de potência muscular. Nesse sentido, vias percepto-cognitivas e motoras como percepção da informação e maior aceleração do movimento na realização da tarefa-alvo, respectivamente, podem contribuir para um melhor desempenho no tempo de resposta do atleta. O percurso entre a percepção da informação, a transformação do estímulo em um comando motor e excitação dos moto-neurônios para execução do movimento engloba a definição do tempo de resposta em período pré motor e motor. Com isso, é possível que mudanças na capacidade de produção de potência muscular do atleta (período motor), resulte num menor tempo de realização do movimento e consequentemente melhor tempo de resposta. Assim, o objetivo do trabalho é investigar os efeitos de seis semanas de treinamento pliométrico sobre o desempenho visuomotor de atletas de Muay-Thai. Para isso, serão recrutados 22 atletas que serão divididos em dois grupos: controle (n = 11) e intervenção (n = 11). Os atletas serão avaliados em dois momentos (pré e pós-intervenção) quanto ao tempo de resposta de escolha e simples específicos de chutes semicirculares, com auxílio de aplicativos (BlazePod® e TReaction®, respectivamente) e altura de saltos verticais com contramovimento, agachado e em caída, além da distância de saltos horizontais. O grupo intervenção será designado a um programa de treinamento pliométrico de seis semanas, com treinos duas vezes por semana adicionalmente ao treino regular da modalidade. Por outro lado, o grupo controle seguirá apenas com os treinos regulares da modalidade. Os atletas passarão por um período de familiarização em duas visitas ao laboratório e serão instruídos quanto aos procedimentos de saltos e testes de tempo de resposta, de maneira a minimizar efeitos de aprendizagem e a variação intra-sujeito. Os dados serão apresentados como média ± desvio-padrão e serão testados quanto a homogeneidade de variância e linearidade por meio de inspeção visual e a não-normalidade de sua distribuição através do teste de Shapiro-Wilk. Posteriormente, será aplicado uma ANOVA de duas vias (grupo x tempo) e quando necessário, será aplicado post-hoc de Tukey. Um valor de p < 0,05 será adotado como significativo. Todos os dados serão analisados no sofware R versão 1.12.2023 para Windows.

Interno - 2247077 - ANSELMO DE ATHAYDE COSTA E SILVA
Presidente - 1984393 - EDUARDO MACEDO PENNA
Externo à Instituição - LUCAS ADRIANO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 28/04/2024 22:34