Banca de QUALIFICAÇÃO: ELDIMBERG SOUZA DA CUNHA JUNIOR

DISCENTE: ELDIMBERG SOUZA DA CUNHA JUNIOR
DATA: 09/07/2024
LOCAL: Google Meet

O CONHECIMENTO E AS ATITUDES DOS ATORES ENVOLVIDOS NA PRÁTICA DA MODALIDADE DE FUTEBOL DE CEGOS SOBRE OS SINAIS E SINTOMAS DE CONCUSSÃO

Concussão encefálica; pessoas com deficiência visual; futebol; atletas paralímpicos; paratleta.

GRANDE ÁREA: Ciências da Saúde
ÁREA: Educação Física
SUBÁREA: Educação Física

O futebol de cegos é uma modalidade adaptada para a prática por pessoas com deficiência visual. A atuação esportiva em diferentes níveis expõe seus participantes à ocorrência de lesões. Nessa prática, é possível identificar a ocorrência de lesões de concussão, porém, acredita-se que ocorra subnotificação em decorrência da falta de conhecimentos sobre os sinais e sintomas dessas lesões pelos atores (jogadores, membros das equipes, árbitros, entre outros) envolvidos neste esporte. Portanto, este estudo se justifica pela necessidade de identificar o conhecimento dos agentes envolvidos na modalidade de futebol de cegos a respeito da concussão contribuindo dessa forma para a segurança dos atletas, para a prevenção de lesões, desenvolvimento de protocolos de substituição por concussão, equipamentos e, principalmente, para a identificação de casos e tratamentos adequados das lesões. Logo, o objetivo desta pesquisa foi identificar o índice de conhecimento e atitude dos atores envolvidos na modalidade de futebol de cegos sobre os sinais e sintomas de concussão. A coleta de dados aconteceu em formato de entrevista por meio de questionário durante o campeonato regional Centro-Norte de futebol de cegos, que aconteceu em Brasília-DF, no mês de maio de 2024. O questionário foi dividido em três etapas, a primeira com perguntas pessoais e profissionais, a segunda e terceira foram embasadas na pesquisa de conhecimento e atitudes de concussão Rosenbaum - versão estudante, o RoCKAS-ST (Rosenbaum Concussion Knowledge and Attitudes Survey—Student Version) que contém 5 seções e foi adaptada para a população em foco. O índice de conhecimento de concussão (CKI 0-25) e o índice de atitudes de concussão (CAI 15-75) foram quantificados a partir da soma das pontuações de acordo com as seções. Níveis mais altos de pontuação sugerem maior nível de conhecimento e atitudes. Para a análise estatística, realizou-se uma análise descritiva de dados, após identificação da normalidade destes, os testes de correlação foram definidos para identificar possíveis correlações entre variáveis analisadas no estudo. Sendo assim, trata-se de uma investigação descritiva, do tipo exploratória, que possui delineamento transversal com abordagem quantitativa.

Interno - 3146301 - ELREN PASSOS MONTEIRO
Presidente - 2121525 - MARILIA PASSOS MAGNO E SILVA
Externo à Instituição - RENEE DE CALDAS HONORATO
Notícia cadastrada em: 01/07/2024 09:30