EFEITO AGUDO DO EXERCÍCIO FÍSICO SOBRE O DESEMPENHO MATEMÁTICO E CONTROLE INIBITÓRIO E SUAS ASSOCIAÇÕES COM O IMC E VARIABILIDADE DA FREQUÊNCIA CARDIACA EM CRIANÇAS
Cognição; integração neurovisceral; desempenho escolar.
INTRODUÇÃO: Associada ao modelo de integração neurovisceral, a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) tem sido associada a efetividade dos circuitos inibitórios pré-frontal-subcorticais e está associada a alterações no desempenho em tarefas de função executiva. Além disso, a variabilidade intraindividual do tempo de reação (IIVrt) durante a avaliação do controle inibitório é um importante indicador de atenção e controle cognitivo. Paralelamente, o desempenho matemático pode ser mediado pelo controle inibitório, enquanto a VFC é afetada pelo aumento da dificuldade em tarefas matemáticas. Por outro lado, o exercício físico é capaz de modular a VFC, melhorar o desempenho matemático e pode predizer a IIV. OBJETIVO: Investigar as implicações agudas do exercício físico no desempenho matemático e na IIV de crianças com AM e suas relações com variabilidade da frequência cardíaca. MÉTODO: Baseado na Escala de Ansiedade Matemática Elementar, as crianças foram classificadas em “Alta AM” e “Baixa AM” e foram distribuídos aleatoriamente em grupo experimental, que praticaram caminhadas na esteira a 70% da frequência cardíaca máxima durante 20 minutos, e um grupo controle que ficou em repouso pelo mesmo tempo As sessões foram compostas subsequentemente por: Repouso Inicial, Teste de Desempenho Matemático e Teste de Controle Inibitório que foram realizados antes e após as intervenções. RESULTADOS: Em análise.