O CARIMBÓ E A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL
Carimbó. Patrimônio Imaterial. Salvaguarda. Imagem. Representação.
Esta pesquisa tem como propósito estudar a manifestação cultural do Carimbó paraense,
Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido em 2014 pelo Instituto do
Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Desde antes do processo de
patrimonialização até atualmente, se iniciaram as ações de salvaguarda da cultura, que
hoje contam com a contribuição de setores da sociedade, movimentos independentes,
grupos sociais e indivíduos que colaboram para a difusão e valorização deste
patrimônio. Neste processo se intensifica a utilização de recursos imagéticos –
fotografia, vídeo e produção audiovisual – que passam a servir como instrumentos de
representação do patrimônio do Carimbó, tanto pelas comunidades detentoras do bem
como por instituições dotadas de poder de legitimação. Assim sendo, esta dissertação
pretende analisar como as comunidades carimbozeiras se autorrepresentam e são
representadas através do uso da imagem, na preservação e salvaguarda do patrimônio
imaterial do Carimbó. Para isso, foram investigadas as formas de uso das tecnologias
imagéticas por parte dos detentores do bem patrimonial, identificando os acordos e
conflitos existentes entre as perspectivas comunitárias e institucionais, quanto à
definição do que representa o Carimbó. Foi considerado o caráter polifônico das
narrativas, avaliando os discursos de poder e a noção de verdade do e no Carimbó sobre
a representação deste patrimônio entre as comunidades, em relação à sociedade e
perante o Estado. Ainda, observadas algumas possibilidades semânticas da imagem,
como materialização do patrimônio e artefato cultural, registro memorial e lugar de
memória, subsídio para políticas culturais e produto de mercado. São apresentadas as
narrativas e discursos de integrantes do movimento carimbozeiro, reunidos em uma
coleta episódica a partir de diálogos informais e entrevistas abertas que levaram em
conta a importância que é dada por eles aos recursos tecnológicos da imagem, como
registros memoriais significativos para salvaguardar o patrimônio cultural imaterial.