A CONSTRUÇÃO DO PENSAR PATRIMONIAL DO BREGA PARAENSE – VIVÊNCIAS, PROTAGONISMO E CELEBRAÇÕES
Brega paraense. Patrimônio cultural. Práticas culturais.
O presente trabalho objetiva traçar e problematizar a narrativa de construção patrimonial do brega paraense desde sua origem local, com marco temporal na década de 1980 como construção de fato de um estilo musical típico, até a publicação da lei ordinária municipal nº 9.095 de 2015 que o institui enquanto patrimônio cultural. Tendo como objeto de pesquisa o brega paraense, a dissertação é desenvolvida considerando as problemáticas neste processo a partir da vivência local, negociações e apagamentos a depender do protagonismo e práticas culturais no âmbito das celebrações comuns neste bem patrimonial. A documentação fotográfica e entrevistas foram utilizadas como técnicas na abordagem metodológica e com base na vivência, que norteia a etnografia, esta pesquisa é construída considerando as vozes que fomentam e se identificam com o gênero e suas articulações estendidas sobre suas práticas culturais, em diálogo com a pesquisa bibliográfica que, também como procedimento metodológico, sustentou a base teórica do trabalho, oferecendo suporte para as discussões a respeito das tribos sociais, memória, temporalidade e, em contexto pandêmico provocado pela Covid-19, as intermediações tecnológicas nas práticas culturais. O texto é trabalhado com fotografias que auxiliam na construção visual e criação de acervo imagético a respeito do tema, sendo importante para construir uma fonte de pesquisa e registro deste bem cultural.