O CARIMBÓ E A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM PARA A SALVAGUARDA DO PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL.
Carimbó; Imagem; Representação; Salvaguarda; Patrimônio Imaterial
Este projeto de pesquisa de mestrado tem como propósito estudar a manifestação cultural do Carimbó paraense, Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, título concedido em 2014 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante o processo de patrimonialização, que durou mais de uma década, se iniciaram as ações de salvaguarda da cultura, que hoje contam com a contribuição de setores da sociedade, movimentos independentes, grupos sociais e indivíduos que colaboram para a difusão e valorização deste patrimônio. Neste processo, os recursos imagéticos – fotografia, vídeo e produção audiovisual – passam a ser utilizados como instrumentos de representação do patrimônio do Carimbó, tanto pelas comunidades detentoras do bem como por instituições dotadas de poder de legitimação. Assim sendo, esta pesquisa procura analisar como as comunidades carimbozeiras se autorrepresentam e são representadas através do uso da imagem na preservação e salvaguarda do patrimônio imaterial do Carimbó. Para isso, serão investigadas as formas e usos da imagem por parte dos detentores do bem patrimonial, identificando os acordos e conflitos existentes entre as perspectivas comunitárias e institucionais quanto à definição do que representa o Carimbó através dos recursos imagéticos. Será examinado o caráter polifônico das narrativas, avaliando os discursos de poder e a noção de verdade do e no Carimbó sobre a representação deste patrimônio entre as comunidades, em relação à sociedade e perante o Estado. Ainda, observar algumas possibilidades semânticas da imagem, como materialização do patrimônio e artefato cultural, registro memorial e lugar de memória, subsídio para políticas culturais e produto de mercado. Serão consideradas aqui as narrativas e discursos de integrantes da Associação de Carimbó do Estado do Pará (ACEPA), entidade composta por representantes das comunidades carimbozeiras, coletadas em entrevistas que levem em conta a importância que é dada por eles aos recursos imagéticos como registros memoriais significativos para salvaguarda do patrimônio cultural imaterial.