“GUARDIÕES DA MEMÓRIA: A EDUCAÇÃO COMO PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL”
Educação Patrimonial; Educação Básica; Ensino de Arte; Patrimônio Cultural.
Tendo em vista de que o processo de salvaguarda patrimonial parte da percepção
da sociedade, os processos educativos devem ser incluídos dentro da política de
preservação do patrimônio, como forma de tornar os sujeitos envolvidos capazes de
perceber e reinvindicar de forma ativa, independente e consciente quais os bens
passíveis de reconhecimento e proteção, tornando-se os próprios guardiões de sua
memória. Uma vez que o patrimônio cultural é previsto na lei como parte obrigatória
do desenho curricular da educação básica, este trabalho visa a análise de como são
estabelecidas essas estratégias de educação para o patrimônio e quais as práticas
que as incluem nas escolas. Dentro do recorte da Arte-Educação no Estado do Pará,
faremos uma investigação que se divide em três sessões: com suporte de
Santos(2009), Canclini(2012), Nora(1993) e Candau(2021), começaremos
explanando qual a relevância da educação voltada para o patrimônio cultural dentro
da Educação Básica; a segunda sessão se dedica a entender qual o embasamento
legal sobre esta questão, observando a perspectiva do IPHAN, como órgão
responsável pela preservação e fomento do Patrimônio Cultural brasileiro, e os
estabelecimentos do Ministério e Secretaria de Educação como a Portaria 137, de
2016, a Lei nº 14.644 - Lei de Diretrizes, a Base Nacional Comum Curricular e o
Documento Curricular do Estado do Pará; num terceiro momento faremos uma
investigação envolvendo profissionais e escuta de sujeitos envolvidos para saber
quais as práticas ativas que garantem o entrelace patrimônio-escola. Diante da
realidade encontrada nas escolas da rede estadual de ensino do Estado do Pará,
esta ação se constitui espaço de análise e revisão. Com os resultados encontrados
é possível revisar as práticas escolares buscando a efetivação das instituições legais
relacionadas ao patrimônio, a salvaguarda e a difusão da cultura local, com
propostas didáticas coerentes e efetivas que unem os objetivos do patrimônio e da
educação.