EDUCAÇÃO E A CRISE NEOLIBERAL BRASILEIRA: O ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO PÓS-CONSTITUIÇÃO
FEDERAL DE 1988.
reforma universitária, ensino superior, inclusão, neoliberal, pós-
neoliberal
A reforma universitária foi um importante marco na trajetória do ensino superior no Brasil.
Este trabalho tem o objetivo de analisar o padrão de inclusão e permanência no ensino
superior pós-Constituição Federal de 1988, comparando os ciclos governamentais dos
governos FHC, Lula e Dilma, finalizando com observações sobre o atual período de crise e
limitações iniciadas com o golpe de 2016. Iniciando pelo contexto histórico pré-reforma
universitária. Logo após, será apresentado o cenário pós-constituição de 1988, destacando-se
o contexto neoliberal e a promulgação da LDB, bem como os governos subsequentes em um
ambiente pós-neoliberal. A metodologia consistirá em coletar e analisar os dados da
Universidade Federal do Pará. Serão consolidados quatro indicadores: a) demanda social total
atendida ao longo dos 30 anos pós-Constituição Federal de 1988; b) políticas de inclusão
estabelecidas (cotas sociais e raciais); c) políticas de expansão da graduação e pós-graduação;
e d) abrangência espacial da oferta (interiorização e cursos interiorizados). Ademais, será
analisada a evolução orçamentária da UFPA em termos absolutos e per capita. Ao final da
pesquisa, espera-se obter um entendimento acerca da evolução da política educacional no
Brasil, bem como dados representativos quanto a efetividade das políticas de inclusão e
permanência implementadas no período pós-constituição federal de 1988 no caso, específico,
da Universidade Federal do Pará.