EDUCAÇÃO FINANCEIRA EM SOCIEDADES COOPERATIVAS: O CASO DA COOPERATIVA DE FRUTICULTORES DE ABAETETUBA – PA (COFRUTA).
COFRUTA; Educação Financeira; Cooperativismo; Educação Cooperativista; Cooperados.
A educação financeira no contexto das sociedades cooperativas permite o desenvolvimento de habilidades nos cooperados para que os mesmos possam tomar decisões fundamentadas e seguras, melhorando a gestão de suas finanças pessoais. Desta forma, o objetivo da pesquisa é conhecer as possíveis ações de educação financeira pessoal, praticadas pelos cooperados da COFRUTA. E, de forma complementar, conhecer a estrutura financeira dos cooperados, assim como investigar as ações da COFRUTA quanto à educação financeira de seus cooperados. Para fundamentar a pesquisa, buscou-se embasamento sobre a contextualização das cooperativas por meio das teorias de Damasceno (2009), Schneider, Hendges e Silva (2010) e Menezes (2012); e sobre a educação financeira com os estudos de Saito (2007), Araújo e Calife (2014) e Domingos e Santiago (2016). E quanto aos procedimentos metodológicos, esta pesquisa configurou-se como um estudo de caso, com uma análise de conteúdo a qual foi categorizada da seguinte forma: exploratória descritiva com uma abordagem qualitativa. Os resultados preliminares da pesquisa apontam que os cooperados não planejam-se a curto e longo prazo, em sua velhice não terão reservas financeiras para manter uma qualidade de vida digna, momento este delicado, pois é quando mais se precisa de recursos financeiros para manter a saúde e, muitas vezes, tratamentos com medicamentos por conta de doenças da idade ou por falta de prevenção. Concluiu-se que é de suma importância que haja uma difusão desses conhecimentos para os cooperados, a fim de terem acesso a informações relevantes para que possam tomar decisões sobre suas finanças de forma mais acertada, de modo que elas se tornem mais conscientes e fundamentadas.