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Banca de DEFESA: TATIANA DO SOCORRO PACHECO CHARONE
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TATIANA DO SOCORRO PACHECO CHARONE
DATA: 02/07/2008
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do Instituto de ciências da Educação
TÍTULO: SIGNIFICADOS E SENTIDOS DOS DISCURSOS DE UM GRUPO DE
CRIANÇAS DA 3ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE A
PROFISSÃO E OS GÊNEROS NA DOCÊNCIA.
PALAVRAS-CHAVES: Criança, Gênero, Discurso, Docência, Profissão.
PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO: Esta pesquisa investiga os significados e sentidos dos discursos de um grupo de
crianças da 3ª série do ensino fundamental sobre a profissão e os gêneros na
docência, com o intuito de analisar por meio dos discursos das crianças os
desdobramentos das questões de gênero no trabalho docente e no magistério. As
crianças foram as minhas interlocutoras e sujeitos nesta empreitada e suas vozes
foram o meu objeto de pesquisa e análise. A abordagem discursiva foi a perspectiva
adotada no processo de investigação. Os instrumentos utilizados na coleta dos
dados foram entrevista semi-estruturada e o uso de duas imagens fotográficas
adotadas como iniciadoras do diálogo com as crianças. A pesquisa foi realizada em
uma escola da rede pública municipal de Ananindeua-Pa, e no seu quadro docente
atuavam de 1ª à 4ª séries no período em que a investigação foi realizada 19
professoras e 08 professores. O referencial teórico utilizado como aporte para a
análise dos dados coletados está baseado nas teorizações de Mikhail Bakhtin sobre
o discurso. Para relacionar as vozes das crianças com o contexto social, cultural e
histórico vivenciado por estas, recorremos a autores/as como Áries, Perrot, Connell,
Carvalho, Louro. As análises foram organizadas em 05 eixos-temáticos que
emergiram dos discursos das crianças: 01- Os discursos ideológicos sobre a
profissão docente e a definição histórica de papéis e funções para os sexos; 02- O
significado da profissão e seus vínculos históricos e culturais com a maternidade;
03- Masculinidades e Feminilidades: Os múltiplos sentidos atribuídos aos gêneros
na docência; 04- Relações de poder entre adultos e crianças e na prática docente;
05- O exercício da docência e as relações afetivas. Os discursos das crianças
demonstram muitas continuidades e também rupturas com os papéis que foram
construídos historicamente para homens e mulheres. O principal sentido da
docência feminina para as crianças está na atenção e paciência e da docência
masculina está na autoridade. Seus discursos também apresentam muitas
expectativas e desejos para a prática de professores/as que superam binarismos e
polaridades e oferecem informações significativas para (re)pensarmos a docência.
MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1152903 - LAURA MARIA SILVA ARAUJO ALVES
Interno - 1153154 - GENYLTON ODILON REGO DA ROCHA
Externo à Instituição - TANIA REGINA LOBATO DOS SANTOS - UEPA
Externo à Instituição - AIRLE MIRANDA DE SOUZA - UFPA
Notícia cadastrada em: 29/11/2012 11:23