Banca de DEFESA: MANOEL MESSIAS DE SOUSA JUNIOR

DISCENTE: MANOEL MESSIAS DE SOUSA JUNIOR
DATA: 31/07/2024
LOCAL: PRESENCIAL

UM TESTE DE PRIMALIDADE: UMA ABORDAGEM ERATOSTÉLICA E EUCLIDIANA, APLICAÇÃO PARA O ENSINO BÁSICO E SUPERIOR.

Números Primos. Teste. Ensino básico. Aplicações.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta dissertação visa compreender a relevância do teste de primalidade para uma abordagem eratostélica e euclidiana com ênfase em aplicação para o ensino básico e superiorO fundamento teórico é desenvolvido a partir de método dedutivo baseado em definição de números primo e composto, a saber os testes de primalidade de Eratóstenes, Wilson e outros como comparativo para a nova abordagem de primalidade, além das propriedades existentes que facilita o processo algébrico.  Enfatizam-se com a temática a criação dos números naturais, sua lei de formação e sua correlação com o mundo real e a tecnológico. Baseando-se neste aspecto, verificam-se algumas aplicações de primalidade conforme as habilidades e competências da BNCC, buscando ampliar o conhecimento do pressuposto teórico à luz de um processo de ensino compreensível a partir de uma metodologia que não distancie o aluno da real aplicabilidade de primalidade. O resultado da pesquisa aponta que a teoria de primalidade tem grande utilidade na área da matemática e da tecnologia no que diz respeito a criptografia através do auxílio computacional o que permite enumerar uma sequência de números primos que obedeça ao teste de primalidade numa abordagem eratostélica e euclidiana além de abrir um leque de aplicações necessárias para um melhor entendimento ao ensino básico. Conclui-se a pesquisa considerando que apesar das abstrações da teoria dos números e do extenso formalismo matemático, com axiomas e teoremas, pode-se direcionar a busca por caminhos que ofereçam aplicabilidade no campo da matemática, tecnologia e de outras ciências para proporcionar ao aluno uma aprendizagem significativa de primalidade e aplicações relacionadas ao seu cotidiano.

Externo ao Programa - 2152952 - ANTONIO MAIA DE JESUS CHAVES NETO
Presidente - 1127786 - JOSE FRANCISCO DA SILVA COSTA
Externo ao Programa - 2145193 - JULIO ROBERTO SOARES DA SILVA
Interno - 1549633 - SEBASTIAO MARTINS SIQUEIRA CORDEIRO