MÉTODOS DE CONTAGEM: UMA PROPOSTA DE ENSINO COM A UTILIZAÇÃO DE PROBLEMAS PARA O ENSINO MÉDIO.
Métodos de Contagem, Proposta de Ensino e Resoluções de Problemas.
Este trabalho de pesquisa aborda os métodos de contagem estudados no Ensino Médio. Com ênfase numa pesquisa bibliográfica em livros e artigos científicos, e pautada na utilização de uma sequência de atividades, foi possível construir uma proposta de ensino utilizando a resolução de problemas que busca valorizar o pensar, a montagem de estratégias, ao invés da utilização de exemplos e exercícios padronizados, resolvidos mecanicamente. A motivação para propor esta abordagem surgiu das inquietações advindas da experiência na docência na educação básica e dos conhecimentos adquiridos no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) que possibilitou uma visão de ensino significativa a partir do diálogo com obras diferentes dos livros didáticos que cotidianamente usam-se nas escolas. Nesse sentido, busca-se investigar e compreender os métodos de contagem, partindo de uma proposta que direciona à utilização de problemas, instigando a engenhosidade e compreensão da situação descrita. A proposta abordada privilegia o uso do princípio fundamental da contagem (PFC), com o qual pode-se resolver os problemas independente do tipo de agrupamento envolvido (arranjo, permutação e combinação). Assim sendo, apresentam-se quatro (4) sequências de atividades acompanhadas de propostas metodológicas para o ensino e aprendizagem dos métodos de contagem. A construção deu-se alinhada as orientações da BNCC e com as contribuições das análises das obras de Hazan, Dante e Morgado. Conclui-se a pesquisa considerando que a abordagem dos métodos de contagem a partir de resoluções de problemas possibilita uma aprendizagem significativa.