UMA PROPOSTA DE ENSINO DA MATEMÁTICA FINANCEIRA USANDO O APP INVENTOR 2.
Matemática Financeira, SAC e SAF, Ensino Híbrido, Aprendizagem Significativa, App Inventor.
O objetivo desse trabalho foi “Propor através de Metodologias Ativas o ensino dos Sistemas de Amortização Constante – (SAC) e Sistema de Amortização Francês – (SAF) usando o aplicativo “Capitalizacao”, criado na plataforma de programação por blocos MIT[1] App Inventor” visou-se a necessidade de uma melhor educação financeira para a população brasileira atrelada a uma estratégia de ensino que envolve as novas tendencias metodológicas. Neste sentido, norteou-se nessa dissertação realizar uma proposta envolvendo o ensino híbrido e aprendizagem significativa usando a ferramenta tecnológica, o aplicativo “capitalização”. Para tanto, necessitou-se buscar estudos anteriores com experimentos metodológicos usando novas tendencias para o ensino da matemática financeira, assim realizou-se a leitura de dissertações relacionadas com matemática financeira e uso de ferramentas tecnológicas na metodologia de ensino. Observou-se nos resumos de literaturas presentes nessa dissertação que as propostas metodológicas são semelhantes ao objetivo eleito nesse trabalho. Ainda como informação, pesquisou-se sobre educação financeira buscando dar significado para o ensino do conteúdo formal da matemática financeira o qual foi apresentado e utilizado para a elaboração e estruturação de quatro atividades para o ensino da matemática financeira, enfatizando os sistemas de amortização SAC e SAF. Deste modo a partir das informações coletadas na pesquisa supra citada, fez-se uma comparação com a proposta eleita nessa dissertação, onde constatou-se que as propostas metodológicas das dissertações analisadas apresentam semelhanças ao objetivo desse trabalho fato este proporcionou uma indicação de validade da proposta realizada nessa dissertação a qual deve ser aplicada posteriormente na modalidade presencial.