OS MÉTODOS HISTÓRICOS DE MULTIPLICAÇÃO E DIVISÃO COMO RECURSO FACILITADOR DO ENSINO
Multiplicação. Divisão. Matemática. Método e Barras de Napier.
O trabalho apresenta como objetivo geral mostrar as técnicas de multiplicação e divisão, possibilitando ao aluno o conhecimento histórico de alguns métodos utilizados por civilizações antigas que possam ser desenvolvidos para as soluções de problemas cotidianos. Nesse caso desenvolvem e se fundamentam os métodos de multiplicação e divisão concebidos em algumas antigas civilizações e o uso das Barras ou Ossos de Napier, constituindo num recurso facilitador para o processo de ensino e aprendizagem. O estudo que tem como base inicial a pesquisa teórica, orientada a partir de literaturas de autores como Eves (2004), Boyer (2012), Rooney (2012) entre outros que favorecem os princípios necessários em que a Matemática se orienta inserida na concepção histórica e nos instrumentos fundamentais à compreensão e aplicação no cotidiano escolar. A pesquisa Exploratória traz em seu bojo relatos de atividade de ensino desenvolvida de modo híbrido (presencial e online) em turmas do 5º e 6º ano do Ensino Fundamental com a utilização das Barras de Napier na resolução de questões matemáticas, bem como as conclusões acerca desta prática. Conclui-se a pesquisa considerando a necessidade de uma metodologia que englobem atividades de operações de multiplicação e divisão com intuito de melhorar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina Matemática.