Banca de DEFESA: SUELLEN BARRETO VASCONCELOS

DISCENTE: SUELLEN BARRETO VASCONCELOS
DATA: 01/08/2024
LOCAL: Video- Conferência

O Ensino da Matemática através  de temáticas da Educação Financeira: uma proposta de atividades para alunos do 6º ano do ensino fundamental da Educação do Campo

Ensino da Matemática, Educação Financeira e Educação do Campo.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A dissertação busca responder ao questionamento: como tornar o Ensino da Matemática significativo, com a utilização de temáticas da Educação Financeira, para os educandos atendidos pela Escola do Campo Professora Benedita Lima Araújo. Para tal, acredita-se que a aplicação de atividades com temáticas da Educação Financeira voltadas ao contexto camponês vivenciado por esses alunos possa dar significado ao Ensino da Matemática e motivá-los ao seu aprendizado. Os procedimentos técnicos utilizados foram a Pesquisa de Campo com alunos do 6º ano do ensino fundamental, onde foram analisados seus desempenhos e motivação diante das atividades propostas; e a Pesquisa Bibliográfica, onde foram consultadas fontes como Mol (2013), Miorim (1998) e D’Ambrósio (1998, 2012, 2019), que são pesquisadores do Ensino da Matemática; Silva e Powell (2013) e Muniz (2016) que possuem estudos sobre a Educação Financeira e Caldart (2004) que trata da Educação do Campo. A Pesquisa faz uma abordagem quali- quantitativa, pois assim como valoriza o processo de aprendizado de cada aluno, levando-se em consideração seus traços subjetivos e suas particularidades, também mostra quantitativamente dados relevantes à dissertação. Como objetivo geral espera-se que essa integração promova um Ensino de Matemática que estimule o aluno ao seu aprendizado. E como objetivos específicos, que a Pesquisa desperte o olhar crítico diante de situações que envolvem finanças no contexto camponês, que estimule o senso de pertencimento do aluno à sua comunidade e contribua para a sua formação cidadã. Ao final da pesquisa foi possível concluir que a aplicação de atividades contextualizadas e que envolvem o contexto socioeconômico e cultural dos alunos é um caminho de sucesso para o Ensino da Matemática.

Externo ao Programa - 2241589 - ALEXANDRE VINICIUS CAMPOS DAMASCENO
Interno - 3301045 - MANUEL DE JESUS DOS SANTOS COSTA
Presidente - 2331216 - RUBENVALDO MONTEIRO PEREIRA
Notícia cadastrada em: 23/07/2024 10:34