Banca de DEFESA: ABRAAO GOMES DA SILVA

DISCENTE: ABRAAO GOMES DA SILVA
DATA: 01/08/2024
LOCAL: PRESENCIAL

AULAS DINÂMICAS MODULAM O DESEMPENHO E A PREFERÊNCIA MATEMÁTICA: USO DO GEOGEBRA PARA ENSINAR FUNÇÃO POLINOMIAL DO 1° E 2° GRAU

Funções polinomiais. Função afim. Função quadrática. Geogebra. Ensino de matemática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O ensino de funções polinomiais do 1° e 2° grau no ensino médio é um desafio recorrente, dificuldades na compressão de conceitos abstratos, interpretação de gráficos, conexão com situações do dia a dia e a desmotivação dos alunos, impacta negativamente o desempenho acadêmico em matemática. Intervenções eficazes como a utilização do uso de tecnologia educacional são crucias. Pesquisas pré-teste e pós-teste de desempenho e análise estatística inferencial surgem como uma abordagem promissora e com potencial para nortear novas metodologias de ensino. Essa pesquisa teve como objetivo examinar o impacto das aulas interativas com o GeoGebra no smartphone para o ensino de funções polinomiais do 1° e 2° grau com alunos do 1° ano do ensino médio, comparar o desempenho intragrupo (alunos da mesma turma) e entre grupos (alunos de turmas diferentes) e analisar se o desempenho em matemática depende da preferência pela disciplina. A pesquisa foi conduzida através de um estudo experimental nas turmas M1NI01 e M1NI02, em que os alunos da turma M1NI02 utilizaram o aplicativo GeoGebra no celular como ferramenta de apoio no aprendizado de Funções Afim e Quadrática, enquanto os alunos da turma M1NI01 seguiram as metodologias tradicionais. A pesquisa mostrou que na análise intragrupo os alunos da turma M1NI01 e M2NI02 aprenderam os conteúdos no modo tradicional e também com uso do aplicativo GeoGebra no smartphone. Na pesquisa entre grupos verificou-se que a turma que usou o aplicativo GeoGebra no smartphone teve um desempenho melhor que a turma que estudou de modo tradicional. Ao comparar o desempenho em relação à preferência por matemática, em média, os alunos que não gostam de matemática da turma M1NI01 apresentaram desempenho inferior ao dos alunos da turma M1NI02, indicando que a intervenção por meio da metodologia com o uso do GeoGebra beneficiou, principalmente, quem não gosta da disciplina. Para os alunos que gostam de matemática não houve diferença estatisticamente significativa. Esses resultados foram verificados estatisticamente no Stimation Stats (Estatísticas de Estimativa) e no SPSS (Statistical Packge for Social Sciences). Na turma M1NI02 observou-se as aulas mais atrativas e dinâmicas com maior interatividade dos alunos, mostra-se assim que o aplicativo GeoGebra no celular conseguiu, efetivamente, envolver os alunos, motivar, favorecer a assimilação e compreensão de conceitos abstratos, interpretação de gráficos e conexão com o dia a dia no estudo das funções abordadas, impactando na melhor performance principalmente dos que indicaram não gostar de matemática.

Presidente - 3301045 - MANUEL DE JESUS DOS SANTOS COSTA
Externo à Instituição - RENATA LOURINHO DA SILVA
Interno - 1504623 - ROMULO CORREA LIMA
Notícia cadastrada em: 22/07/2024 10:17