APPS FOR ENGLISH LEARNING: OFICINAS DE CURADORIA DE APLICATIVOS PARA O ENSINO DO INGLÊS
Tecnologias; Curadoria; Ensino e Aprendizagem de Língua Inglesa; Guia Didático.
Abordar tecnologias em contextos educacionais tem se tornado cada vez mais frequente, visto que elas podem contribuir para o ensino e aprendizagem de diversas áreas de formas distintas, contemplando e personalizando atividades para as mais diversas condições de ensino. No entanto, é necessário adotar alguns critérios de escolha de atividades e ferramentas tecnológicas que objetivem o ensino, nesse caso, o da língua inglesa. A proposta intitulada de “Apps for English Learning: Oficinas de curadoria de aplicativos para o ensino do inglês” consiste em oficinas ministradas para discentes do curso de Letras – Inglês, da Faculdade de Letras Estrangeiras Modernas (FALEM), da Universidade Federal do Pará (UFPA) – campus Belém, cursando a disciplina Tecnologias no Ensino/Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Os aplicativos a comporem a curadoria serão aqueles que não foram concebidos para o ensino e aprendizagem da língua inglesa, mas que possuem grande potencial para serem utilizados nesse meio. As oficinas serão pautadas nos estudos de Cechinel (2017), Gangaiamaran et al. (2017), Silva (2019) e Fontana (2020). Para analisar os dados, as abordagens qualitativas e quantitativas serão utilizadas, seguindo os princípios da pesquisa-ação. Na parte I deste relatório é apresentada a trajetória acadêmica, destacando as atividades relevantes realizadas nas disciplinas cursadas e outras atividades acadêmicas que contribuíram para a formação discente. Na parte II, são apresentadas a situação problema e questão-foco, a justificativa e relevância deste estudo, o referencial teórico, os procedimentos das oficinas, cronograma de atividades e resultados esperados.